Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5088
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Aspectos Populacionais Básicos de Bradypus tridactylus (Pilosa, Bradypodidae) e de Choloepus didactylus (Megalonychidae) em Dois Fragmentos Florestais Urbanos na Amazônia Central Brasileira
Autor(a): Amanda Bruna Figueiredo da Costa
Orientador(a): Ronis da Silveira
Resumo: Este projeto de Iniciação Científica irá abordar alguns aspectos populacionais básicos da preguiça-bentinho (Bradypus tridactylus) em dois fragmentos urbanos em Manaus/AM. Esta espécie é um dos mamíferos neotropicais mais peculiares, e sua biologia críptica dificulta a aplicação de técnicas consagradas pela mastozoologia, mas pouco efetivas para avaliar populações da espécie-alvo. Os nossos objetivos específicos visam avaliar com varia a abundância observada ao longo do ano e qual a sua relação com a pluviosidade nos dois fragmentos. Também será comparada a estrutura dos tamanhos/faixas etárias, a razão sexual e as taxas de nascimentos nas duas áreas. Levantamentos baseados em observação direta serão realizados durante caminhadas em trilhas nos fragmentos da UFAM e do Bosque da Ciência/INPA. Para cada exemplar localizado serão registradas informações técnicas, físicas ou biológicas. Os levantamentos no Fragmento-INPA serão mensais, entre agosto/2015 e maio/2016. Cada levantamento consistirá de duas sessões de contagem em períodos consecutivos de manhã-tarde do mesmo dia, ou de tarde-manhã de dias consecutivos. Em cada Sessão de Levantamento será percorrida o mesmo trajeto de 1500 m estabelecido há oito anos por Réus & Souza (2007). No mesmo período, no Fragmento-UFAM serão percorridas as principais trilhas dos setores Sul e Norte do campus. O esforço de coleta de dados nesta área será de no mínimo três horas por semana. Em cada sessão será percorrida a distância mínima de 1500 m. Além disso, no Fragmento-UFAM será testada a contagem noturna de B. tridactylus na vegetação lateral das principais vias asfaltadas, utilizando um veículo e a técnica de "spotlight". Os dados serão expressos mediante histogramas, gráficos de dispersão e estatísticas descritivas. O teste t de Student, simples ou pareado, poderá ser utilizado para comparar aspectos populacionais entre os dois fragmentos amostrais, ou entre meses e estações climáticas no mesmo fragmento. Este documento foi originalmente elaborado para este pleito, e a pesquisa que planejamos executar irá compor a maior parte de uma Monografia em Ciências Biológicas na UFAM. Acreditamos que a execução plena deste estudo poderá contribuir na elaboração de medidas de conservação mitigadoras ao conflito gerado pela presença de fauna silvestre na área urbana de Manaus, e em muitas outras cidades do bioma Amazônia.
Palavras-chave: Xenarthra
Preguiça-bentinho
Fragmentação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5088
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RelatórioFinal_AmandaCosta_PIB-B-0055-2015.pdf290,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.