Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5106
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Espectro de energia, funções de onda, estados de borda e internos em tira de grafeno em campo magnético quântico
metadata.dc.creator: Gabriel Evangelista Bezerra da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Oleg Grigorievich Balev
metadata.dc.description.resumo: Grafeno é uma estrela que está surgindo sobre horizonte da Física da Matéria Condensada [1-7]. Este material rigorosamente bidimensional mostra, excepcionalmente, alta qualidade cristalina e eletrônica e, apesar de sua curta história, já revelou uma cornucópia de novos efeitos físicos e potenciais aplicações [1-6]. Grafeno foi descoberto experimentalmente em 2004 [5,6] pelo A. K. Geim e K. S. Novoselov; grafeno foi sugerido como um modelo abstrato teórico em 1947 pelo P. R. Wallace [7]. Em 2010 para desta descoberta A. K. Geim e K. S. Novoselov. receberam Premia de Nobel em Física. Devido a seu espectro eletrônico incomum, o grafeno conduziu ao aparecimento de um novo paradigma em física relativística da matéria condensada, onde fenômenos quânticos relativísticos (alguns dos quais não são observados em física de alta-energia) agora podem ser imitados e testados em experiências de topo-de-mesa [1-6]. Mais geralmente, o grafeno representa uma classe conceitualmente nova de materiais que são de um só átomo de espessura e, nesta base, oferece novos caminhos em física de baixa-dimensionalidade e continua proporcionando um terreno fértil para aplicações [1-6,8-9]. Entre vários fenômenos físicos em grafene bordas de grafeno e estados de bordas foras estudados consideravelmente [8,10-14] em particular em conexão com efeito de Hall quântico (EHQ) [8,14]. Aqui nos vamos focar no estudo dos trabalhos [10,12-14] e relevante parte de revisão [8].
Palabras clave : Rafene
Estados de borda
Campo magnético
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Física
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5106
Fecha de publicación : 31-jul-2016
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
PIB_E_0005_2015_Gabriel_Relatorio_final.pdf589,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.