Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5188
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise sociológica das ações, projetos e programas para efetivação da meta 4 do Plano Nacional de Educação - PNE
Autor(a): Cristiane Batista Marinho
Orientador(a): Aldair Oliveira de Andrade
Resumo: A presente pesquisa pretende abordar a Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que preconiza universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. Para isso buscamos investigar o cumprimento da referida meta, analisando os projeto e plano para sua implementação, mapeando projetos e programas, fazendo uma análise das consequências sociais, analisando a assistência dada pela secretaria de educação, como também verificar como são trabalhadas essas questões das políticas públicas na educação especial. Faz-se necessário tendo-se em vista o grande número de pessoas com deficiência, como também o desconhecimento das famílias não torna efetivo o exercício desses direitos, contribuir na reflexão para o seu efetivo cumprimento. Para realizar tal intento optamos pela utilização do método descrito e da metodologia qualitativa, para subsidiar a análise e reflexão das informações coletadas em campo.
Palavras-chave: Metas
Plano Nacional de Educação
Educação especial
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5188
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Multidisciplinar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane_Relatório_Final_Pibic_2015_2016.pdf218,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.