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dc.contributor.advisor1João Cláudio Braga Pereira Machado-
dc.creatorCarlos Ewerton Fernandes Palheta-
dc.date.accessioned2017-05-29T18:47:05Z-
dc.date.available2017-05-29T18:47:05Z-
dc.date.issued2016-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5257-
dc.description.resumoO jogo de futebol é caracterizado por situações de enorme imprevisibilidade, aleatoriedade e complexidade. O desempenho no futebol parte de uma complexa interligação entre os aspectos físicos, técnicos, táticos, psicológicos. Este desempenho tende também a ser influenciado por diversos fatores contextuais, já que os comportamentos dos jogadores e das equipes que consubstanciam os padrões de jogo parecem depender fortemente do tipo de competição, do local do jogo (i.e. casa / fora), da qualidade do adversário e do resultado momentâneo do jogo. A partir de toda esta complexidade inerente ao jogo de futebol, emerge uma grande dúvida, que até hoje não se encontra dissipada: Como deverá ocorrer o processo de ensino-aprendizagem e de treinamento do jogo de futebol? Diversos autores têm proposto diferentes métodos de ensino-aprendizagem e treinamentos para serem aplicados no futebol, principalmente através de métodos que utilizem como fator primordial o Jogo Reduzido, uma vez que estes métodos possuem como foco o desenvolvimentos dos aspectos táticos e cognitivos. No entanto, grande parte dos estudos procuram focar na componente física desenvolvida através destes jogos, por isso, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência do tamanho do campo e do número de jogadores sobre os padrões táticos das equipes em diferentes jogos reduzidos. No presente estudo, serão utilizados dois formatos distintos de jogo reduzido (Manutenção da Posse de Bola e Progressão ao Alvo), com diferentes referências estruturais e funcionais: Gr+3x3+Gr (36 x 27m) e Gr+4x4+Gr (47.72 x 29.54m). Serão realizados dois jogos de familiarização e três jogos de análise para cada um dos diferentes formatos de jogos reduzidos. O instrumento de observação utilizado será o SoccerEye, onde este é constituído por sete critérios: (1) Início da fase ofensiva; (2) Desenvolvimento da Transição-Estado defesa/ataque; (3) Desenvolvimento da posse de bola; (4) Final da fase ofensiva; (5) Espacialização do terreno de jogo; (6) Centro do Jogo; e (7) Configuração Espacial de Interação. Para a análise sequencial dos dados utilizou-se o software SDIS-GSEQ (v5.0.77, 2010). Poder-se-á a partir desta investigação fornecer informações relevantes para os treinadores e/ou outros intervenientes na prática desportiva de forma a controlarem e prescreverem treinos mais específicos e representativos, em função do modelo de jogo pré-definido pelas comissões técnicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2015pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectFutebol, Métodos de treino, Tática-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.titleIdentificação de padrões táticos em diferentes jogos reduzidos no futebol amazonensept_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoEducação Física - Treinamento Esportivopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-S/0016/2015-
dc.pibic.projetoIdentificação de padrões táticos em diferentes jogos reduzidos no futebol amazonense-
dc.pibic.dtinicio2015-08-01-
dc.pibic.dtfim2016-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

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