Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5275
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação do desempenho funcional após um programa de reabilitação em idosos institucionalizados com diagnóstico de fragilidade
Autor(a): Jéssica Melo dos Reis
Orientador(a): Elisa Brosina de Leon
Resumo: Em países em desenvolvimento e, particularmente, no Brasil tem havido um acelerado processo de transição demográfica e epidemiológica. Além disso, o envelhecimento populacional brasileiro vem ocorrendo de forma diferenciada nos Estados da Federação e está relacionado com diferenças culturais e desigualdades socioeconômicas. Neste cenário tem crescido a necessidade de maior conhecimento e atenção à saúde de populações idosas, sobretudo em regiões amazônicas. Esta região guarda desigualdades destacadas com populações de diferentes condições de vida e de acesso limitado a serviços, impostas pela floresta, quando consideradas cidades pouco urbanizadas no interior, e de epidemiologia ainda pouco explorada. Assim, faz-se necessário incentivar a realização de pesquisas que permitam examinar, verificar e analisar as condições de vida e qualidade de vida dos idosos nas cidades brasileiras objetivando ajudar na orientação e formulação de políticas públicas voltadas à população idosa. O presente trabalho trata-se de um estudo experimental. A população a ser estudada será de indivíduos que possuam 60 anos ou mais no momento da coleta dos dados, ambos os sexos, residentes de Instituição de Longa Permanência localizada em Manaus AM (Fundação Dr. Thomas) e que concordem em participar da pesquisa, por meio da assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) da referente pesquisa. O tamanho da amostra será de 20 idosos com diagnóstico de frágil ou pré-fragil no momento da avaliação. Os idosos serão submetidos a um protocolo de reabilitação por um período de 4 mesess. A avaliação da força muscular e capacidades ventilatórias, além do estado funcional serão mensuradas antes e após a aplicação do protocolo.
Palavras-chave: Idosos
Fragilidade
Reabilitação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5275
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica Melo dos Reis.pdf360,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.