Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5279
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Detecção e diferenciação dos principais agentes causadores de onicomicose por meio da análise de polimorfismos de fragmentos de restrição de produtos de PCR (PCR-RFLP)
Autor(a): Cibele de Souza Viana
Orientador(a): Maria Zeli Moreira Frota
Resumo: As onicomicoses são micoses de elevada prevalência em todo o mundo acometendo indivíduos adultos e que manifestam-se geralmente com quadros clínicos de evolução crônica e recidivante. De tratamento difícil e prolongado, representam um importante problema em saúde pública. Diferentes espécies fúngicas já foram reconhecidas como agentes etiológicos, destas os fungos dermatófitos e leveduras do gênero Candida são os mais frequentes. O diagnóstico laboratorial das onicomicoses depende de um laboratório especializado em Micologia, e, mesmo contando com uma equipe técnica treinada e habilitada, há muita dificuldade em se estabelecer a etiologia da doença em nível de espécie, em virtude da baixa sensibilidade dos exames convencionais, especialmente do exame de cultura. Diferentes métodos de tipagem molecular têm sido propostos para a detecção e caracterização de fungos de interesse médico os quais, variam consideravelmente quanto à habilidade de detectar diferenças entre os isolados, facilidade de execução, reprodutibilidade e custos. O presente estudo tem como principal objetivo detectar e identificar por meio de uma metodologia de PCR-RFLP, que utiliza o gene da topoisomerase como região alvo, fungos dermatófitos, Candida sp., e fungos filamentosos não dermatófitos, diretamente dos espécimes clínicos de pacientes com onicomicose.
Palavras-chave: Onicomicose
PCR-RFLP
topisomerase
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5279
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.