Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5304
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Polimorfismos genéticos de proteínas-chave na disposição cinética de fármacos antituberculose em pacientes atendidos em uma unidade de referência na cidade de Manaus
Autor(a): Karina Gabriella Pereira Martins
Orientador(a): Igor Rafael dos Santos Magalhães
Resumo: A tuberculose assola a humanidade há vários milênios e, embora mortalidade tenha diminuído no século passado com a melhoria dos padrões da vida contemporânea, a doença resulta na morte de aproximadamente 1,7 milhões de pessoas por ano no mundo. O tratamento padrão da doença em pacientes acometidos por cepas suscetíveis é altamente efetivo. No entanto, determinados pacientes não respondem adequadamente ao tratamento e ocorre o desenvolvimento de cepas resistentes ao tratamento convencional. As variações interindividuais podem estar vinculadas aos fatores genéticos, principalmente os polimorfismos genéticos de proteínas e enzimas envolvidas no transporte e metabolismo destes fármacos, como NAT-2, CYP2E1, GMTT/GSTT e SLCB1B1, os quais foram implicados na alteração da disposição cinética destes fármacos em estudos anteriores realizados em outras populações. Portanto, o objetivo deste projeto será descrever as frequências de polimorfismos genéticos de proteínas-chave na disposição cinética de fármacos nestes pacientes. O estudo consistirá em um ensaio observacional de corte transversal com a coleta de dados e de amostras de pacientes com tuberculose admitidos consecutivamente na Policlínica Cardoso Fontes. A análise molecular será realizada através do emprego de métodos previamente descritos na literatura.
Palavras-chave: Polimorfismos
Medicamentos
Tuberculose
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5304
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.