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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5310
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia |
metadata.dc.creator: | Natallie Sachi Macedo Miki |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lúcio Fernandes Ferreira |
metadata.dc.description.resumo: | Para o desenvolvimento da escrita é necessário ter controle motor fino, integração viso motora, planejamento motor, propriocepção, percepção visual, atenção sustentada e consciência sensorial dos dedos. A escrita ilegível interfere no desempenho acadêmico da criança. O ato de escrever é um ato complexo e cheio de especificidades. Para atingir um nível ideal de escrita que permite a boa legibilidade e a realização da escrita de forma rápida e precisa é necessário que os estágios do desenvolvimento motor sejam bem vivenciados. Em cada estágio de desenvolvimento cada segmento do corpo desempenha uma determinada função até obter o controle total do ato gráfico que é obtido pela fixação do cotovelo na mesa e pela movimentação dos dedos e das mãos. Segundo Ajuriaguerra (1980), a criança é considerada disgráfica após frequentar um ano de escolaridade primária e apresentar variações significativas na qualidade do seu grafismo. Caso, tal situação passe desapercebida ou mesmo seja negligenciada, e não haja o oferecimento sessões específicas de intervenção, o resultado poderá ser sensivelmente prejudicial ao desenvolvimento integral da criança. Para Sousa (2010) é muito importante que a criança escreva com facilidade, simplicidade e legibilidade, devendo ser ensinado a elas as posições corretas do corpo e dos membros, bem como as técnicas mais apropriadas para pegar no lápis e segurar o papel. Nesse sentido, o presente estudo reveste-se de grande importância na medida em que visa investigar os efeitos da intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia, mais especificamente, intervir na velocidade e legibilidade da escrita, buscando aproximar o desempenho destas ao desempenho de crianças consideradas de desenvolvimento típico. |
Keywords: | Intervenção motora Disgrafia Desenvolvimento infantil |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2015 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5310 |
Issue Date: | 31-Jul-2016 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde |
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