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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5310
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia |
Autor(a): | Natallie Sachi Macedo Miki |
Orientador(a): | Lúcio Fernandes Ferreira |
Resumo: | Para o desenvolvimento da escrita é necessário ter controle motor fino, integração viso motora, planejamento motor, propriocepção, percepção visual, atenção sustentada e consciência sensorial dos dedos. A escrita ilegível interfere no desempenho acadêmico da criança. O ato de escrever é um ato complexo e cheio de especificidades. Para atingir um nível ideal de escrita que permite a boa legibilidade e a realização da escrita de forma rápida e precisa é necessário que os estágios do desenvolvimento motor sejam bem vivenciados. Em cada estágio de desenvolvimento cada segmento do corpo desempenha uma determinada função até obter o controle total do ato gráfico que é obtido pela fixação do cotovelo na mesa e pela movimentação dos dedos e das mãos. Segundo Ajuriaguerra (1980), a criança é considerada disgráfica após frequentar um ano de escolaridade primária e apresentar variações significativas na qualidade do seu grafismo. Caso, tal situação passe desapercebida ou mesmo seja negligenciada, e não haja o oferecimento sessões específicas de intervenção, o resultado poderá ser sensivelmente prejudicial ao desenvolvimento integral da criança. Para Sousa (2010) é muito importante que a criança escreva com facilidade, simplicidade e legibilidade, devendo ser ensinado a elas as posições corretas do corpo e dos membros, bem como as técnicas mais apropriadas para pegar no lápis e segurar o papel. Nesse sentido, o presente estudo reveste-se de grande importância na medida em que visa investigar os efeitos da intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia, mais especificamente, intervir na velocidade e legibilidade da escrita, buscando aproximar o desempenho destas ao desempenho de crianças consideradas de desenvolvimento típico. |
Palavras-chave: | Intervenção motora Disgrafia Desenvolvimento infantil |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2015 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5310 |
Data do documento: | 31-jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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