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dc.contributor.advisor1Lúcio Fernandes Ferreira-
dc.creatorNatallie Sachi Macedo Miki-
dc.date.accessioned2017-05-29T18:47:18Z-
dc.date.available2017-05-29T18:47:18Z-
dc.date.issued2016-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5310-
dc.description.resumoPara o desenvolvimento da escrita é necessário ter controle motor fino, integração viso motora, planejamento motor, propriocepção, percepção visual, atenção sustentada e consciência sensorial dos dedos. A escrita ilegível interfere no desempenho acadêmico da criança. O ato de escrever é um ato complexo e cheio de especificidades. Para atingir um nível ideal de escrita que permite a boa legibilidade e a realização da escrita de forma rápida e precisa é necessário que os estágios do desenvolvimento motor sejam bem vivenciados. Em cada estágio de desenvolvimento cada segmento do corpo desempenha uma determinada função até obter o controle total do ato gráfico que é obtido pela fixação do cotovelo na mesa e pela movimentação dos dedos e das mãos. Segundo Ajuriaguerra (1980), a criança é considerada disgráfica após frequentar um ano de escolaridade primária e apresentar variações significativas na qualidade do seu grafismo. Caso, tal situação passe desapercebida ou mesmo seja negligenciada, e não haja o oferecimento sessões específicas de intervenção, o resultado poderá ser sensivelmente prejudicial ao desenvolvimento integral da criança. Para Sousa (2010) é muito importante que a criança escreva com facilidade, simplicidade e legibilidade, devendo ser ensinado a elas as posições corretas do corpo e dos membros, bem como as técnicas mais apropriadas para pegar no lápis e segurar o papel. Nesse sentido, o presente estudo reveste-se de grande importância na medida em que visa investigar os efeitos da intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia, mais especificamente, intervir na velocidade e legibilidade da escrita, buscando aproximar o desempenho destas ao desempenho de crianças consideradas de desenvolvimento típico.pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2015pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntervenção motora-
dc.subjectDisgrafia-
dc.subjectDesenvolvimento infantil-
dc.subject.cnpqCiências da Saúde: Educação Físicapt_BR
dc.titleIntervenção motora em crianças com indicativos de disgrafiapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoEducação Físicapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-S/0107/2015-
dc.pibic.projetoIntervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia-
dc.pibic.dtinicio2015-08-01-
dc.pibic.dtfim2016-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

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