Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5320
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Gestão de resíduos hospitalares no domicílio e o impacto no ambiente e na saúde: percepção dos graduandos em enfermagem da Universidade Federal do Amazonas nos Campi de Manaus e Coari
metadata.dc.creator: Matheus Rjackar Ferreira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Anne Grace Andrade da Cunha
metadata.dc.description.resumo: A Resolução CONAMA no 005/1993 define resíduos sólidos como: resíduos nos estados sólido e semissólido que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola e de serviços de varrição (BRASIL, 2006). O gerenciamento inadequado dos resíduos afeta todas as outras áreas do saneamento (esgotamento sanitário, abastecimento de água e drenagem de águas pluviais urbanas) e causa vários problemas ao meio ambiente, à saúde e às condições sociais do homem, além de constituir crimes ambientais (SILVA; SOUZA; MOURA, 2011). O risco no manejo dos RSS está principalmente vinculado aos acidentes que ocorrem devido às falhas no acondicionamento e segregação dos materiais perfuro-cortantes sem utilização de proteção mecânica (BRASIL, 2006). Este trabalho objetiva identificar a percepção dos acadêmicos do 1º ano e do 5º ano do Curso de Bacharelado em Enfermagem sobre a gestão de resíduos hospitalares em domicílio. A pesquisa é do tipo qualitativa que se dará através de aplicação de questionário identificador e narrativa a ser elaborada pelo objeto de estudo, sendo orientado a realizar uma narrativa pessoal na qualidade de estudante de Bacharel em Enfermagem sobre qual é a sua percepção sobre a gestão de resíduos hospitalares em seu domicílio. A obtenção final dos dados deste projeto servirá de fundamento teórico para elaborar e realizar palestras educativas de saúde para a comunidade acadêmica, e posteriormente para o público em geral sobre a gestão dos resíduos hospitalares produzidos em domicílio, e assim como a prevenção de acidentes e cuidados no manuseio destes resíduos em casa.
Palabras clave : Enfermagem
Resíduos de serviços de saúde
Domicílio
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5320
Fecha de publicación : 31-jul-2016
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Matheus Rjackar Ferreira da Silva.pdf635,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.