Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5320
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Gestão de resíduos hospitalares no domicílio e o impacto no ambiente e na saúde: percepção dos graduandos em enfermagem da Universidade Federal do Amazonas nos Campi de Manaus e Coari
Autor(a): Matheus Rjackar Ferreira da Silva
Orientador(a): Anne Grace Andrade da Cunha
Resumo: A Resolução CONAMA no 005/1993 define resíduos sólidos como: resíduos nos estados sólido e semissólido que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola e de serviços de varrição (BRASIL, 2006). O gerenciamento inadequado dos resíduos afeta todas as outras áreas do saneamento (esgotamento sanitário, abastecimento de água e drenagem de águas pluviais urbanas) e causa vários problemas ao meio ambiente, à saúde e às condições sociais do homem, além de constituir crimes ambientais (SILVA; SOUZA; MOURA, 2011). O risco no manejo dos RSS está principalmente vinculado aos acidentes que ocorrem devido às falhas no acondicionamento e segregação dos materiais perfuro-cortantes sem utilização de proteção mecânica (BRASIL, 2006). Este trabalho objetiva identificar a percepção dos acadêmicos do 1º ano e do 5º ano do Curso de Bacharelado em Enfermagem sobre a gestão de resíduos hospitalares em domicílio. A pesquisa é do tipo qualitativa que se dará através de aplicação de questionário identificador e narrativa a ser elaborada pelo objeto de estudo, sendo orientado a realizar uma narrativa pessoal na qualidade de estudante de Bacharel em Enfermagem sobre qual é a sua percepção sobre a gestão de resíduos hospitalares em seu domicílio. A obtenção final dos dados deste projeto servirá de fundamento teórico para elaborar e realizar palestras educativas de saúde para a comunidade acadêmica, e posteriormente para o público em geral sobre a gestão dos resíduos hospitalares produzidos em domicílio, e assim como a prevenção de acidentes e cuidados no manuseio destes resíduos em casa.
Palavras-chave: Enfermagem
Resíduos de serviços de saúde
Domicílio
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5320
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Rjackar Ferreira da Silva.pdf635,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.