Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5326
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Efeito do uso de um dentifrício com agente dessensibilizante na qualidade de vida relacionada à saúde bucal em pacientes submetidos ao clareamento dental em consultório
Autor(a): Sirsa Gessyka de Queiroz Rodrigues
Orientador(a): Flávia Cohen Carneiro
Resumo: O clareamento dental é uma técnica conservadora para o tratamento estético de dentes escurecidos ou com alteração de cor, sejam eles vitais ou não vitais. O clareamento de dentes vitais tem sido muito estudado quanto à sua efetividade e quanto aos aspectos clínicos de sua utilização, como sua capacidade de efetivamente modificar a cor dos dentes, e os riscos de sensibilidade trans e pós-operatória. No entanto, poucos trabalhos tem avaliado a percepção subjetiva do pacientes quanto aos impactos do tratamento clareador na sua qualidade de vida. Além disso, os trabalhos são divergentes quanto à qualidade de vida, havendo trabalhos que mostraram uma melhora geral na qualidade de vida relacionada à saúde bucal em pacientes após o clareamento dental, e outros que mostraram piora nos escores totais de qualidade de vida após o tratamento clareador. A chave para estas discrepâncias parece estar no grau de sensibilidade trans e pós-operatória decorrente do tratamento. Desta forma, a presente pesquisa tem o objetivo de avaliar a influência do uso de dentifrício com agente dessensibilizante na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) em pacientes submetidos ao clareamento em consultório. O estudo fará parte de um ensaio clínico controlado, aleatório, paralelo e duplo-cego, desenhado para testar a efetividade de um dentifrício com agente dessensibilizante no controle da sensibilidade decorrente do clareamento dentário. Para avaliação do desfecho de QVRSB serão utilizados dois instrumentos: Oral Health Impact Questionaire -14 (OHIP-14) e o Oral Impact in Daily Performances (OIDP). A comparação entre os grupos será feita pela variação média nos escores totais QVRSB nos grupos, através do teste-T independente. Será também comparada a proporção de indivíduos que relataram impactos negativos repetidamente/sempre no instrumento OHIP-14 nos grupos teste e controle, após o tratamento clareador, através do Teste Q-Quadrado. Para todos os testes será considerado o nível de significância de 5%.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Clareamento dental
Ensaio clínico
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5326
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sirsa Gessyka de Queiroz Rodrigues.pdf692,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.