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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5352
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Orientação Vocacional no livro didático do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Juliane Corrêa da Cunha |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Fabiana Soares Fernandes |
metadata.dc.description.resumo: | O desenvolvimento vocacional é um processo que ocorre ao longo do desenvolvimento humano, sob o impacto de diversas influências contextuais micro e macrossociais, atingindo um dos pontos mais decisivos quando o adolescente/jovem decide qual o curso superior a que se irá candidatar e irá frequentar. Esta decisão vai interferir no estilo de vida e projetos vocacionais que o jovem passará a construir, podendo ou não responder às expectativas e investimentos que o realizem. Entretanto, em se tratando de um processo de desenvolvimento , ele acompanha todo o desenvolvimento do ser humano, ou seja, desde os primeiros contatos com os pais (ou cuidadores) e posteriormente com a escola. Portanto, a escolha profissional tem seu auge na adolescência, mas o desenvolvimento vocacional, a orientação vocacional, se constrói ao longo do tempo. Marcuschi e Ledo (2015) destacam a importância que a escola tem para a formação de nossas crianças e jovens, de forma que não podemos ignorar o seu papel na reprodução da ideologia dominante, bem como constituir formas de resistência e possibilidades de progressiva mudança social (p. 150). As autoras destacam ainda que no contexto escolar brasileiro, o livro didático ocupa lugar de destaque como material de apoio (único ou suplementar) à prática cotidiana dos professores ele se constitui como um espaço privilegiado para a veiculação de valores e representações (p. 150). Assim, não pode ser considerado elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social (Moreira; Silva, 1999, apud Dias; Abreu, 2006, p.300). Sabendo que o livro didático é um dos mais importantes recursos de apoio ao professor, podemos inferir que a maneira como as profissões são representadas nesse material poderá exercer grande influência na maneira pela qual as crianças irão conhecer as profissões, bem como os estereótipos (principalmente de gênero) relacionados a cada profissão, podendo influenciar de maneira equivocada (por se basear em estereótipos e/ou preconceitos) em suas escolhas futuras. O objetivo da presente pesquisa é verificar de que forma as profissões são apresentadas nos livros do segundo ano do ensino fundamental da rede pública de ensino de Humaitá. A partir daí, buscar-se-á analisar como essas representações podem influenciar o processo de escolha profissional futuro dessas crianças. Quanto a metodologia, serão analisados os manuais dos professores da coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático-PNLD 2013 para o 2º ano do ensino fundamental. A pertinência dessa amostra está no fato de que, sendo aprovado no PNLD, são esses livros, com suas concepções de trabalho/profissões, com suas escolhas de certos conteúdos em detrimento de outros, com suas propostas de atividades e ênfases, que estão presentes nas salas de aula das escolas municipais de Humaitá do Brasil, sendo objeto de trabalho de milhares de professores e milhões de alunos. |
Keywords: | Orientação vocacional Livro didático Ensino fundamental |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2015 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5352 |
Issue Date: | 31-Jul-2016 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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