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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5353
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Escolhas Vocacionais em alunos do curso de licenciatura em Letras |
metadata.dc.creator: | Ueslana Azarak Moreira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Fabiana Soares Fernandes |
metadata.dc.description.resumo: | O desenvolvimento vocacional é um processo que ocorre ao longo do desenvolvimento humano, sob o impacto de diversas influências contextuais micro e macrossociais, atingindo um dos pontos mais decisivos quando o adolescente/jovem decide qual o curso superior a que se irá candidatar e irá frequentar. Para Savickas (2002) o indivíduo vai construindo seu espaço vital a partir da integração que faz dos múltiplos papeis sociais que assume, como ser estudante, pai/mãe, filho (a), profissional, etc. Os indivíduo tomam decisões sobre o seu papel profissional dentro das circunstâncias que seu meio social lhes oferece, associados aos papeis sociais desempenhados num dado momento. Essas afirmações nos remetem a Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (1979/1996). Esse pesquisador destaca que o desenvolvimento se dá em quatro dimensões que estão inter-relacionadas, a saber, pessoa, processo, tempo e contexto. A dimensão pessoa é compreendida pelas características biológicas, físicas e psicológicas em interação com o ambiente. No nosso caso, o jovem acadêmico de um curso superior. O processo diz respeito aos significados que a pessoa atribui às suas experiências e interações com esse ambiente. Ou seja, de que forma as vivências acadêmicas universitárias estão repercutindo em sua formação profissional. A terceira dimensão diz respeito ao tempo, portanto, a forma com que os acontecimentos vão constituindo sua história de vida e suas rotinas de vida. Caracterizaríamos aqui o tempo percorrido até o momento e como esse tempo pode ter interagido para colaborar com o desenvolvimento vocacional desses jovens. Por fim, a quarta dimensão diz respeito ao contexto, ou seja, o meio ambiente e suas interconexões. Aqui estaremos investigando o mesossistema (o curso de pedagogia), o exossistema (a universidade), e o macrossistema (a sociedade humaitaense, sua cultura e ideologias). É claro perceber, a partir dessa discussão, que as dimensões propostas por Bronfenbrenner de fato interagem para o desenvolvimento e estruturação do desenvolvimento vocacional dos jovens. O objetivo deste trabalho é conhecer como está o Desenvolvimento Vocacional de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM. Este estudo terá um caráter exploratório e transversal e com um cariz eminentemente quantitativo, sendo os dados recolhidos tratados através do SPSS. |
Keywords: | Desenvolvimento Vocacional Universitários |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2015 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5353 |
Issue Date: | 31-Jul-2016 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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