Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5385
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Os jogos como recurso pedagógico na aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I
Autor(a): Gillianne Crystina dos Anjos Cardoso
Orientador(a): Ida de Fátima de Castro Amorim Mourão
Resumo: Este trabalho tem o propósito de discutir o uso de jogos lúdicos no ensino da Matemática para estudantes do Ensino Fundamental I de Escolas públicas da cidade de Manaus. Esta problemática surge no momento em que nos deparamos com estudantes cada vez mais confusos com a aprendizagem da matemática, além dos dados estatísticos sobre a disciplina que apresenta maior número de alunos reprovados, por falta do conhecimento desta, principalmente nos primeiros anos de escola da vida dos estudantes. Sabe-se que o ensino da matemática é bastante complexo, sendo necessário que o professor (a) desenvolva técnicas eficazes para que os estudantes possam acompanhar sua aplicação prática, o que muitas vezes se torna inviável devido ao grande número de alunos por turma, principalmente nas escolas públicas onde esse número é desproporcional. Assim diante desta problemática temos para essa pesquisa o objetivo de utilizar os jogos conhecidos como jogos lúdicos como um recurso para o ensino da matemática, baseado em toda uma fundamentação que afirma que durante a brincadeira a criança interage melhor com os conteúdos aplicados, facilitando assim seu aprendizado. Desta forma, propomos fazer uma pesquisa participante onde teremos a oportunidade de acompanhar a aplicação desses jogos e confirmar ou não a veracidade das informações teóricas sobre o uso destes como ferramenta importante no processo ensino-aprendizado. Faremos uso do método Dialético, com a utilização das técnicas da documentação indireta e direta. Como instrumento para coleta de dados faremos a aplicação de um questionário com perguntas abertas aos professores regentes de turma das 10 escolas públicas municipais que trabalhem com o terceiro ano do Ensino Fundamental I. Serão aplicados ainda 3 jogos lúdicos voltados para o ensino da matemática. Assim espera-se que com tais jogos o processo de ensino da matemática seja mais eficiente e apresente resultados mais significativos para os estudantes.
Palavras-chave: Jogos
Matemática
Aprendizado
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5385
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gillianne Crystina dos Anjos Cardoso.pdf338,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.