Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5385
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ida de Fátima de Castro Amorim Mourão-
dc.creatorGillianne Crystina dos Anjos Cardoso-
dc.date.accessioned2017-05-29T18:57:25Z-
dc.date.available2017-05-29T18:57:25Z-
dc.date.issued2016-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5385-
dc.description.resumoEste trabalho tem o propósito de discutir o uso de jogos lúdicos no ensino da Matemática para estudantes do Ensino Fundamental I de Escolas públicas da cidade de Manaus. Esta problemática surge no momento em que nos deparamos com estudantes cada vez mais confusos com a aprendizagem da matemática, além dos dados estatísticos sobre a disciplina que apresenta maior número de alunos reprovados, por falta do conhecimento desta, principalmente nos primeiros anos de escola da vida dos estudantes. Sabe-se que o ensino da matemática é bastante complexo, sendo necessário que o professor (a) desenvolva técnicas eficazes para que os estudantes possam acompanhar sua aplicação prática, o que muitas vezes se torna inviável devido ao grande número de alunos por turma, principalmente nas escolas públicas onde esse número é desproporcional. Assim diante desta problemática temos para essa pesquisa o objetivo de utilizar os jogos conhecidos como jogos lúdicos como um recurso para o ensino da matemática, baseado em toda uma fundamentação que afirma que durante a brincadeira a criança interage melhor com os conteúdos aplicados, facilitando assim seu aprendizado. Desta forma, propomos fazer uma pesquisa participante onde teremos a oportunidade de acompanhar a aplicação desses jogos e confirmar ou não a veracidade das informações teóricas sobre o uso destes como ferramenta importante no processo ensino-aprendizado. Faremos uso do método Dialético, com a utilização das técnicas da documentação indireta e direta. Como instrumento para coleta de dados faremos a aplicação de um questionário com perguntas abertas aos professores regentes de turma das 10 escolas públicas municipais que trabalhem com o terceiro ano do Ensino Fundamental I. Serão aplicados ainda 3 jogos lúdicos voltados para o ensino da matemática. Assim espera-se que com tais jogos o processo de ensino da matemática seja mais eficiente e apresente resultados mais significativos para os estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2015pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos-
dc.subjectMatemática-
dc.subjectAprendizado-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleOs jogos como recurso pedagógico na aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoEducação Físicapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0143/2015-
dc.pibic.projetoOs jogos como recurso pedagógico na aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I-
dc.pibic.dtinicio2015-08-01-
dc.pibic.dtfim2016-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gillianne Crystina dos Anjos Cardoso.pdf338,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.