Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5385
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ida de Fátima de Castro Amorim Mourão | - |
dc.creator | Gillianne Crystina dos Anjos Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-29T18:57:25Z | - |
dc.date.available | 2017-05-29T18:57:25Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5385 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem o propósito de discutir o uso de jogos lúdicos no ensino da Matemática para estudantes do Ensino Fundamental I de Escolas públicas da cidade de Manaus. Esta problemática surge no momento em que nos deparamos com estudantes cada vez mais confusos com a aprendizagem da matemática, além dos dados estatísticos sobre a disciplina que apresenta maior número de alunos reprovados, por falta do conhecimento desta, principalmente nos primeiros anos de escola da vida dos estudantes. Sabe-se que o ensino da matemática é bastante complexo, sendo necessário que o professor (a) desenvolva técnicas eficazes para que os estudantes possam acompanhar sua aplicação prática, o que muitas vezes se torna inviável devido ao grande número de alunos por turma, principalmente nas escolas públicas onde esse número é desproporcional. Assim diante desta problemática temos para essa pesquisa o objetivo de utilizar os jogos conhecidos como jogos lúdicos como um recurso para o ensino da matemática, baseado em toda uma fundamentação que afirma que durante a brincadeira a criança interage melhor com os conteúdos aplicados, facilitando assim seu aprendizado. Desta forma, propomos fazer uma pesquisa participante onde teremos a oportunidade de acompanhar a aplicação desses jogos e confirmar ou não a veracidade das informações teóricas sobre o uso destes como ferramenta importante no processo ensino-aprendizado. Faremos uso do método Dialético, com a utilização das técnicas da documentação indireta e direta. Como instrumento para coleta de dados faremos a aplicação de um questionário com perguntas abertas aos professores regentes de turma das 10 escolas públicas municipais que trabalhem com o terceiro ano do Ensino Fundamental I. Serão aplicados ainda 3 jogos lúdicos voltados para o ensino da matemática. Assim espera-se que com tais jogos o processo de ensino da matemática seja mais eficiente e apresente resultados mais significativos para os estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2015 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos | - |
dc.subject | Matemática | - |
dc.subject | Aprendizado | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Os jogos como recurso pedagógico na aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Educação Física | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-SA/0143/2015 | - |
dc.pibic.projeto | Os jogos como recurso pedagógico na aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I | - |
dc.pibic.dtinicio | 2015-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2016-07-31 | - |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gillianne Crystina dos Anjos Cardoso.pdf | 338,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.