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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Dificuldade de Aprendizagem do Ensino Fundamental: mito ou realidade?
metadata.dc.creator: Geisiane de Vargas Gaiardo Steinbach
metadata.dc.contributor.advisor1: Fabiana Soares Fernandes
metadata.dc.description.resumo: As dificuldades de aprendizagem (DA) são causadas por diversos fatores, entre eles temos causa físicas, transitórias ou permanentes, (com opor exemplo dor de ouvido, anemia, não ter um órgão ou um membro, etc.); causas sensoriais (relacionadas aos distúrbios nos órgãos dos sentidos), causas neurológicas (que implicam em perturbações do sistema nervoso, como lesão cerebral, retardo mental, disritmias, etc.); desequilíbrios químicos; causas emocionais, que são distúrbios psicológicos ligados às emoções como o mutismo, a obesidade, a anorexia, os tiques, etc.; causas intelectuais ou cognitivas; causas socioeconômicas; hereditariedade e influências ambientais (DROUET, 2006; ROTTA; OHLWEILER; RIESGO., 2006; SMITH; STRICK , 2001). Pensando nas influencias ambientais às DA, buscamos na abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (1979/1996) a compreensão de que maneira o ambiente pode influenciar nas DA. Esse pesquisador destaca que o desenvolvimento se dá em quatro dimensões que estão inter-relacionadas, a saber, pessoa, processo, tempo e contexto. A dimensão pessoa é compreendida pelas características biológicas, físicas e psicológicas em interação com o ambiente. No nosso caso, a criança estudante encaminhada às aulas de reforço escolar. O processo diz respeito aos significados que a pessoa atribui às suas experiências e interações com esse ambiente. Ou seja, de que forma as vivências escolares, especificamente, a participação em aulas de reforço poderá estar repercutindo no seu desenvolvimento acadêmico. A terceira dimensão diz respeito ao tempo, portanto, a forma com que os acontecimentos vão constituindo sua história de vida e suas rotinas de vida. Por fim, a quarta dimensão diz respeito ao contexto, ou seja, o meio ambiente e suas interconexões. Aqui estaremos investigando o microssistema (a escola) e o macrossistema (a sociedade humaitaense, sua cultura e ideologias). Assim, percebeu-se a oportunidade de investigar se os alunos que e notas baixas e são, portanto, encaminhadas as salas de reforço, possuem de fato uma DA. Partindo da revisão da literatura brevemente explicitada a cima, o objetivo da presente pesquisa é verificar até que ponto as crianças encaminhadas para as salas de reforço escolar tem de fato alguma DA. A partir daí, buscar-se-á compreender que aspectos podem estar contribuindo para o estabelecimento dessas dificuldades.
Keywords: Dificuldades de Aprendizagem
Ensino Fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5386
Issue Date: 31-Jul-2016
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