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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5386
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Dificuldade de Aprendizagem do Ensino Fundamental: mito ou realidade? |
Autor(a): | Geisiane de Vargas Gaiardo Steinbach |
Orientador(a): | Fabiana Soares Fernandes |
Resumo: | As dificuldades de aprendizagem (DA) são causadas por diversos fatores, entre eles temos causa físicas, transitórias ou permanentes, (com opor exemplo dor de ouvido, anemia, não ter um órgão ou um membro, etc.); causas sensoriais (relacionadas aos distúrbios nos órgãos dos sentidos), causas neurológicas (que implicam em perturbações do sistema nervoso, como lesão cerebral, retardo mental, disritmias, etc.); desequilíbrios químicos; causas emocionais, que são distúrbios psicológicos ligados às emoções como o mutismo, a obesidade, a anorexia, os tiques, etc.; causas intelectuais ou cognitivas; causas socioeconômicas; hereditariedade e influências ambientais (DROUET, 2006; ROTTA; OHLWEILER; RIESGO., 2006; SMITH; STRICK , 2001). Pensando nas influencias ambientais às DA, buscamos na abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (1979/1996) a compreensão de que maneira o ambiente pode influenciar nas DA. Esse pesquisador destaca que o desenvolvimento se dá em quatro dimensões que estão inter-relacionadas, a saber, pessoa, processo, tempo e contexto. A dimensão pessoa é compreendida pelas características biológicas, físicas e psicológicas em interação com o ambiente. No nosso caso, a criança estudante encaminhada às aulas de reforço escolar. O processo diz respeito aos significados que a pessoa atribui às suas experiências e interações com esse ambiente. Ou seja, de que forma as vivências escolares, especificamente, a participação em aulas de reforço poderá estar repercutindo no seu desenvolvimento acadêmico. A terceira dimensão diz respeito ao tempo, portanto, a forma com que os acontecimentos vão constituindo sua história de vida e suas rotinas de vida. Por fim, a quarta dimensão diz respeito ao contexto, ou seja, o meio ambiente e suas interconexões. Aqui estaremos investigando o microssistema (a escola) e o macrossistema (a sociedade humaitaense, sua cultura e ideologias). Assim, percebeu-se a oportunidade de investigar se os alunos que e notas baixas e são, portanto, encaminhadas as salas de reforço, possuem de fato uma DA. Partindo da revisão da literatura brevemente explicitada a cima, o objetivo da presente pesquisa é verificar até que ponto as crianças encaminhadas para as salas de reforço escolar tem de fato alguma DA. A partir daí, buscar-se-á compreender que aspectos podem estar contribuindo para o estabelecimento dessas dificuldades. |
Palavras-chave: | Dificuldades de Aprendizagem Ensino Fundamental |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2015 |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5386 |
Data do documento: | 31-jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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