Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5392
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A educação escolar e o currículo na formação da criança
Autor(a): Ana Paula Diniz Fernandes
Orientador(a): Maria de Jesus Campos de Souza Belém
Resumo: O currículo oculto é um termo com diferentes conceitos, derivados das diversas formas como a educação é compreendida historicamente, também pode ser entendido como um canalizador de mensagens subliminares, com relevante influência na formação da criança, pois são nos primeiros anos de escola que regras e valores podem ser incutidos e/ou assimilados pela criança. São elementos do currículo oculto as relações hierárquicas, regras e modos de estruturar o espaço e o tempo escolar, a forma como se distribuem as crianças em turmas, enfim, mensagens implícitas no discurso pedagógico, presente no material didático, indo além do currículo prescrito, constantes no projeto político pedagógico da escola. A finalidade do estudo aqui proposto é compreender quais as mensagens subliminares contidas no currículo prescrito, especialmente no material pedagógico que influenciam significativamente na formação da criança dos anos iniciais, repercutindo na construção de sua identidade. Portanto, consideramos pertinente desenvolver uma pesquisa que esclareça aspectos do currículo oculto, atualmente pouco estudado. Inicialmente, faremos uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, cuja coleta de dados se dará através de consulta documental e observação de campo. O campo selecionado para o estudo é uma escola municipal, localizada na Zona Centro-Sul da cidade de Manaus. Acreditamos que esta pesquisa contribuirá, significativamente com a reflexão e redimensionamento do currículo escolar, algo, de suma importância para a construção da formação cidadã.
Palavras-chave: Educação
Currículo Oculto
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2015
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5392
Data do documento: 31-jul-2016
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Diniz Fernandes.pdf465,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.