Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria de Jesus Campos de Souza Belém-
dc.creatorAna Paula Diniz Fernandes-
dc.date.accessioned2017-05-29T18:57:26Z-
dc.date.available2017-05-29T18:57:26Z-
dc.date.issued2016-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5392-
dc.description.resumoO currículo oculto é um termo com diferentes conceitos, derivados das diversas formas como a educação é compreendida historicamente, também pode ser entendido como um canalizador de mensagens subliminares, com relevante influência na formação da criança, pois são nos primeiros anos de escola que regras e valores podem ser incutidos e/ou assimilados pela criança. São elementos do currículo oculto as relações hierárquicas, regras e modos de estruturar o espaço e o tempo escolar, a forma como se distribuem as crianças em turmas, enfim, mensagens implícitas no discurso pedagógico, presente no material didático, indo além do currículo prescrito, constantes no projeto político pedagógico da escola. A finalidade do estudo aqui proposto é compreender quais as mensagens subliminares contidas no currículo prescrito, especialmente no material pedagógico que influenciam significativamente na formação da criança dos anos iniciais, repercutindo na construção de sua identidade. Portanto, consideramos pertinente desenvolver uma pesquisa que esclareça aspectos do currículo oculto, atualmente pouco estudado. Inicialmente, faremos uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, cuja coleta de dados se dará através de consulta documental e observação de campo. O campo selecionado para o estudo é uma escola municipal, localizada na Zona Centro-Sul da cidade de Manaus. Acreditamos que esta pesquisa contribuirá, significativamente com a reflexão e redimensionamento do currículo escolar, algo, de suma importância para a construção da formação cidadã.pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMétodos e Técnicaspt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2015pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação-
dc.subjectCurrículo Oculto-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA educação escolar e o currículo na formação da criançapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogiapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0155/2015-
dc.pibic.projetoA educação escolar e o currículo na formação da criança-
dc.pibic.dtinicio2015-08-01-
dc.pibic.dtfim2016-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Diniz Fernandes.pdf465,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.