Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5402
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | A Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos de Manaus |
metadata.dc.creator: | Talita Santana de Moura |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Edla Cristina Rodrigues Caldas |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa consiste na continuação e no aprofundamento da investigação A Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos de Manaus (PIBIC/PAIC 2014-2015), cujo objeto temático está relacionado à organização da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus e ao atendimento realizado pelo sistema estadual de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus. Diante dos resultados parciais da pesquisa anterior, a proposta atual pretende analisar as ações da gestão escolar e a organização do trabalho pedagógico no atendimento da modalidade de EJA em articulação com as políticas públicas de nível nacional e local, evidenciando a realidade dessa modalidade de ensino desenvolvida em 4 centros socioeducativos na cidade de Manaus. A pesquisa articula-se com o projeto Educação de Jovens e Adultos na Diversidade Amazônica , desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da UFAM, desde 2009. A fundamentação teórica da pesquisa sustenta-se nas concepções, nos princípios e nas diretrizes das políticas públicas voltadas para a modalidade de educação de jovens e adultos instituídas para a educação nacional e estadual, bem como nas concepções, princípios e abordagens de gestão escolar democrática estabelecidas na legislação nacional e nas políticas educacionais. Destaca-se também o aporte teórico de Dias (2013), Arroyo (2006), Haddad (2008) e Di Pierro (2010), Cury (2005), Ferreira (2001) e Libâneo (2004). A análise do objeto temático apresenta as seguintes questões norteadoras: a) Quais as ações de gestão escolar para o atendimento da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus? b) Como é a organização do trabalho pedagógico referente à modalidade de EJA nos Centros Socioeducativos de Manaus? A metodologia será desenvolvida de acordo com os princípios do método dialético e utiliza-se da abordagem qualitativa para análise documental. Pretende-se evidenciar as ações da gestão escolar e a organização do trabalho pedagógico no atendimento de EJA frente aos desafios de garantia da educação básica aos adolescentes e aos jovens, em situação de cumprimento de medidas socioeducativas nos Centros Socioeducativos na cidade de Manaus. |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos Centros Socioeducativos |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2015 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5402 |
Issue Date: | 31-Jul-2016 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Talita Santana de Moura.pdf | 442,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.