Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Edla Cristina Rodrigues Caldas-
dc.creatorTalita Santana de Moura-
dc.date.accessioned2017-05-29T18:57:29Z-
dc.date.available2017-05-29T18:57:29Z-
dc.date.issued2016-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5402-
dc.description.resumoA pesquisa consiste na continuação e no aprofundamento da investigação A Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos de Manaus (PIBIC/PAIC 2014-2015), cujo objeto temático está relacionado à organização da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus e ao atendimento realizado pelo sistema estadual de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus. Diante dos resultados parciais da pesquisa anterior, a proposta atual pretende analisar as ações da gestão escolar e a organização do trabalho pedagógico no atendimento da modalidade de EJA em articulação com as políticas públicas de nível nacional e local, evidenciando a realidade dessa modalidade de ensino desenvolvida em 4 centros socioeducativos na cidade de Manaus. A pesquisa articula-se com o projeto Educação de Jovens e Adultos na Diversidade Amazônica , desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da UFAM, desde 2009. A fundamentação teórica da pesquisa sustenta-se nas concepções, nos princípios e nas diretrizes das políticas públicas voltadas para a modalidade de educação de jovens e adultos instituídas para a educação nacional e estadual, bem como nas concepções, princípios e abordagens de gestão escolar democrática estabelecidas na legislação nacional e nas políticas educacionais. Destaca-se também o aporte teórico de Dias (2013), Arroyo (2006), Haddad (2008) e Di Pierro (2010), Cury (2005), Ferreira (2001) e Libâneo (2004). A análise do objeto temático apresenta as seguintes questões norteadoras: a) Quais as ações de gestão escolar para o atendimento da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus? b) Como é a organização do trabalho pedagógico referente à modalidade de EJA nos Centros Socioeducativos de Manaus? A metodologia será desenvolvida de acordo com os princípios do método dialético e utiliza-se da abordagem qualitativa para análise documental. Pretende-se evidenciar as ações da gestão escolar e a organização do trabalho pedagógico no atendimento de EJA frente aos desafios de garantia da educação básica aos adolescentes e aos jovens, em situação de cumprimento de medidas socioeducativas nos Centros Socioeducativos na cidade de Manaus.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTeorias e Fundamentospt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2015pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
dc.subjectCentros Socioeducativos-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos de Manauspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogiapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0175/2015-
dc.pibic.projetoA Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos de Manaus-
dc.pibic.dtinicio2015-08-01-
dc.pibic.dtfim2016-07-31-
dc.contributor.colaboradorNádia Maciel Falcão-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Talita Santana de Moura.pdf442,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.