Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5402
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Edla Cristina Rodrigues Caldas | - |
dc.creator | Talita Santana de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-29T18:57:29Z | - |
dc.date.available | 2017-05-29T18:57:29Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5402 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa consiste na continuação e no aprofundamento da investigação A Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos de Manaus (PIBIC/PAIC 2014-2015), cujo objeto temático está relacionado à organização da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus e ao atendimento realizado pelo sistema estadual de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus. Diante dos resultados parciais da pesquisa anterior, a proposta atual pretende analisar as ações da gestão escolar e a organização do trabalho pedagógico no atendimento da modalidade de EJA em articulação com as políticas públicas de nível nacional e local, evidenciando a realidade dessa modalidade de ensino desenvolvida em 4 centros socioeducativos na cidade de Manaus. A pesquisa articula-se com o projeto Educação de Jovens e Adultos na Diversidade Amazônica , desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da UFAM, desde 2009. A fundamentação teórica da pesquisa sustenta-se nas concepções, nos princípios e nas diretrizes das políticas públicas voltadas para a modalidade de educação de jovens e adultos instituídas para a educação nacional e estadual, bem como nas concepções, princípios e abordagens de gestão escolar democrática estabelecidas na legislação nacional e nas políticas educacionais. Destaca-se também o aporte teórico de Dias (2013), Arroyo (2006), Haddad (2008) e Di Pierro (2010), Cury (2005), Ferreira (2001) e Libâneo (2004). A análise do objeto temático apresenta as seguintes questões norteadoras: a) Quais as ações de gestão escolar para o atendimento da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus? b) Como é a organização do trabalho pedagógico referente à modalidade de EJA nos Centros Socioeducativos de Manaus? A metodologia será desenvolvida de acordo com os princípios do método dialético e utiliza-se da abordagem qualitativa para análise documental. Pretende-se evidenciar as ações da gestão escolar e a organização do trabalho pedagógico no atendimento de EJA frente aos desafios de garantia da educação básica aos adolescentes e aos jovens, em situação de cumprimento de medidas socioeducativas nos Centros Socioeducativos na cidade de Manaus. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Teorias e Fundamentos | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2015 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
dc.subject | Centros Socioeducativos | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | A Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos de Manaus | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Pedagogia | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-SA/0175/2015 | - |
dc.pibic.projeto | A Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos de Manaus | - |
dc.pibic.dtinicio | 2015-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2016-07-31 | - |
dc.contributor.colaborador | Nádia Maciel Falcão | - |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Talita Santana de Moura.pdf | 442,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.