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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Laicidade no âmbito escolar: opiniões de professores e alunos
metadata.dc.creator: Ana Marli Souza Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Francisca Maria Coelho Cavalcanti
metadata.dc.description.resumo: Diante do conceito de Estado laico brasileiro, não possuindo uma religião oficial e sim respeitando a diversidade religiosa histórica que o mesmo possui e diante de um espaço institucional que é o escolar que recebe e educa crianças e jovens e também de um contexto social que deve primar pela qualidade das relações sociais e humanas, se faz necessário compreender melhor como opera o conceito laico neste âmbito de forma mais prática, ou seja, no convívio social escolar. Em regra, o Estado laico defende, através de leis e ações, a harmonia entre os credos e religiões, combatendo o preconceito e a discriminação religiosa. Nesse estado, todas as crenças são respeitadas e as religiões devem respeitar umas as outras, fundamentando assim este princípio. Nesse sentido esta pesquisa busca conhecer através de um referencial teórico e de pesquisa de campo um princípio basilar que é o de viver democraticamente em uma sociedade que se conceitua laica, é essencial que seu povo conheça e respeite as diferentes religiões que transitam em sua cultura. Este conhecimento advém através da família, da escola e da sociedade em geral. Por muito tempo se procurou encontrar o que os grupos têm em comum. No entanto, descobriu-se que além de ter algo em comum, se faz necessário que a convivência se dê também pela diferença, assim que pretendemos também através desse projeto relacionar as problemáticas para essa convivência no espaço escolar. De modo geral, percebe-se que há dificuldade na comunidade escolar (professores, alunos), em tratar a diferença religiosa a partir da laicidade. Seu relacionamento com os demais (principalmente na relação professor-aluno) dar-se-á conforme a orientação religiosa do indivíduo. Essa pesquisa, agora, visa coletar opiniões em duas escolas de tempo integral, especificamente no Ensino Médio verificando a possibilidade de operar na laicidade, sem uma religião definida, apesar de todos a terem ou mesmo não as terem. Obteremos um estudo comparativo entre as opiniões adquiridas e a constituição que prevê a laicidade do Estado. A metodologia será de cunho exploratório-descritiva que busca o levantamento de opiniões e atitudes de uma população e categorizá-las. Terá como apoio as seguintes técnicas de coletas de dados: a entrevista semiestruturada e grupo focal, perfazendo assim uma abordagem qualitativa, que Segundo Loflandre em Vietta (1996), estudioso da metodologia qualitativa a categorização é um recurso imprescindível para garantia do rigor metodológico e certamente um procedimento a ser amplamente exigido em pesquisas desta natureza. Seguindo na mesma direção a análise e interpretação dos dados nos debruçaremos na investida qualitativa. Acrescentamos além das fontes existentes um estudo dos PCNER, cujo objetivo é conhecer melhor ao que se propõe o ensino religioso nas escolas.
Keywords: Laicidade
Âmbito escolar
Professores/alunos
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5406
Issue Date: 31-Jul-2016
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

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