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dc.contributor.advisor1Francisca Maria Coelho Cavalcanti-
dc.creatorAna Marli Souza Lima-
dc.date.accessioned2017-05-29T18:57:30Z-
dc.date.available2017-05-29T18:57:30Z-
dc.date.issued2016-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5406-
dc.description.resumoDiante do conceito de Estado laico brasileiro, não possuindo uma religião oficial e sim respeitando a diversidade religiosa histórica que o mesmo possui e diante de um espaço institucional que é o escolar que recebe e educa crianças e jovens e também de um contexto social que deve primar pela qualidade das relações sociais e humanas, se faz necessário compreender melhor como opera o conceito laico neste âmbito de forma mais prática, ou seja, no convívio social escolar. Em regra, o Estado laico defende, através de leis e ações, a harmonia entre os credos e religiões, combatendo o preconceito e a discriminação religiosa. Nesse estado, todas as crenças são respeitadas e as religiões devem respeitar umas as outras, fundamentando assim este princípio. Nesse sentido esta pesquisa busca conhecer através de um referencial teórico e de pesquisa de campo um princípio basilar que é o de viver democraticamente em uma sociedade que se conceitua laica, é essencial que seu povo conheça e respeite as diferentes religiões que transitam em sua cultura. Este conhecimento advém através da família, da escola e da sociedade em geral. Por muito tempo se procurou encontrar o que os grupos têm em comum. No entanto, descobriu-se que além de ter algo em comum, se faz necessário que a convivência se dê também pela diferença, assim que pretendemos também através desse projeto relacionar as problemáticas para essa convivência no espaço escolar. De modo geral, percebe-se que há dificuldade na comunidade escolar (professores, alunos), em tratar a diferença religiosa a partir da laicidade. Seu relacionamento com os demais (principalmente na relação professor-aluno) dar-se-á conforme a orientação religiosa do indivíduo. Essa pesquisa, agora, visa coletar opiniões em duas escolas de tempo integral, especificamente no Ensino Médio verificando a possibilidade de operar na laicidade, sem uma religião definida, apesar de todos a terem ou mesmo não as terem. Obteremos um estudo comparativo entre as opiniões adquiridas e a constituição que prevê a laicidade do Estado. A metodologia será de cunho exploratório-descritiva que busca o levantamento de opiniões e atitudes de uma população e categorizá-las. Terá como apoio as seguintes técnicas de coletas de dados: a entrevista semiestruturada e grupo focal, perfazendo assim uma abordagem qualitativa, que Segundo Loflandre em Vietta (1996), estudioso da metodologia qualitativa a categorização é um recurso imprescindível para garantia do rigor metodológico e certamente um procedimento a ser amplamente exigido em pesquisas desta natureza. Seguindo na mesma direção a análise e interpretação dos dados nos debruçaremos na investida qualitativa. Acrescentamos além das fontes existentes um estudo dos PCNER, cujo objetivo é conhecer melhor ao que se propõe o ensino religioso nas escolas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTeorias e Fundamentospt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2015pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLaicidade-
dc.subjectÂmbito escolar-
dc.subjectProfessores/alunos-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleLaicidade no âmbito escolar: opiniões de professores e alunospt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogiapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0183/2015-
dc.pibic.projetoLaicidade no âmbito escolar: opiniões de professores e alunos-
dc.pibic.dtinicio2015-08-01-
dc.pibic.dtfim2016-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

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