Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5412
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | "Um jogo que se constrói no processo de leitura e escrita": proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas |
metadata.dc.creator: | Jessica Mota Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Antonia Silva Lima |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa diz respeito ao estudo sobre os fundamentos teórico-metodológicos da proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas, considerando que esta proposta temsua relevância por tratar a criança como sujeito de seu processo de construção do conhecimdento e por ser uma proposta que trabalha os procedimetntos didáticos de ensinar a ler e escrever de uma forma diferenciada, partindo do todo para as partes. Em outras, palavras, parte do contexto, para o texto,depois para a frase e depois para a palavra com suas sílabas, sem explorar as famílias silábicas como no método tradicional sintético, processo silabação. Analisaremos os pressupostos que dão suporte a essa proposta inovadora, dentro dos aspectos epistemológicos, linguísticos, sociológicos, filosóficos e psicológicos. |
Keywords: | Fundamentos teórico-metodológicos Proposta de alfabetização |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Métodos e Técnicas Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2015 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5412 |
Issue Date: | 31-Jul-2016 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jessica Mota Pereira.pdf | 738,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.