Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5412
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: "Um jogo que se constrói no processo de leitura e escrita": proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas
metadata.dc.creator: Jessica Mota Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Antonia Silva Lima
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa diz respeito ao estudo sobre os fundamentos teórico-metodológicos da proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas, considerando que esta proposta temsua relevância por tratar a criança como sujeito de seu processo de construção do conhecimdento e por ser uma proposta que trabalha os procedimetntos didáticos de ensinar a ler e escrever de uma forma diferenciada, partindo do todo para as partes. Em outras, palavras, parte do contexto, para o texto,depois para a frase e depois para a palavra com suas sílabas, sem explorar as famílias silábicas como no método tradicional sintético, processo silabação. Analisaremos os pressupostos que dão suporte a essa proposta inovadora, dentro dos aspectos epistemológicos, linguísticos, sociológicos, filosóficos e psicológicos.
Keywords: Fundamentos teórico-metodológicos
Proposta de alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5412
Issue Date: 31-Jul-2016
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica Mota Pereira.pdf738,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.