Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5509
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Do quadro negro ao computador: o professor e o avanço das novas Tecnologias Educacionais
Autor(a): Oliveira, Edilani Ribeiro de
Orientador(a): Lima, Jorge Luis de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral, Rocilange Salles
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Michele Mende Rocha de
Resumo: Uma das maiores conquistas do homem nesse século está relacionada às tecnologias desenvolvidas para uso das pessoas. As relações entre os indivíduos nunca foi tão valorizada, assim como o próprio ser humano. O modo como às TIC’S - Tecnologias da Informação e da Comunicação aproximam as pessoas é surpreendente. Logo, em meio a tantas formas de linguagens, códigos e tecnologias propiciadas pelas TIC’s, esse trabalho apresenta como objetivo verificar como o professor de Língua Portuguesa se insere no contexto de uso das novas tecnologias da informação e comunicação, no ambiente escolar, em escolas públicas, estaduais no Município de Benjamin Constant – AM. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, que ajudaram na fundamentação dessa pesquisa como, BRASIL (2000); DELORS (2006); KENWAY (2001); LÉVY (2004). Através das leituras dos estudos dos autores foi possível perceber o explícito, as pessoas se comunicam de maneira rotineira e, tendem a se informar sobre o que acontece em seu meio social e no mundo. Contudo, há uma grande preocupação com a escola, com o ensino e, principalmente, como os professores recebem e atualizam-se quanto ao ensino com aparato das tecnologias. Desse modo, essa pesquisa foi realizada em três escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio. Inicialmente, foi realizado uma observação sistemática, que foi finalizada com uma entrevista direta com os professores participantes da pesquisa. As tecnologias da informação e comunicação surgiram para aproximar as relações entre as pessoas em sociedade e diversificar a sociedade escolar. Diante disso, e por meio dessa pesquisa, verificou-se que o professor de Língua Portuguesa e os professores que atuam no ensino mediático pouco compreendem o objetivo das TIC’s como ferramentas no ensino-aprendizagem. Desse modo, constata-se que parte dos professores da rede pública de ensino no Município de Benjamin Constant não se inserem no contexto das tecnologias voltadas para a educação. Espera-se, que esse trabalho contribua para uma reflexão acerca das problemáticas apontadas ao longo do corpo do texto e, que as pessoas envolvidas nas Instituições de ensino abram as portas para um jeito novo de fazer educação, que as TIC’s propõem, levando em consideração a aquisição e construção de conhecimento e cidadania em torno de uma sociedade, que busca a igualdade de direitos.
Resumo em outro idioma: Uno de los mayores logros de la humanidad en este siglo está relacionado con las tecnologías desarrolladas para su uso en personas. Las relaciones entre los individuos nunca ha sido valorada, así como el ser humano. La manera en que la información y comunicación tecnologías acercan la gente es increíble. Más tarde, en medio de tantas formas de lenguajes, códigos y tecnologías que nos ofrecidas las TIC este trabajo presenta como objetivo verificar cómo el profesor de lengua portuguesa cae dentro del contexto de uso de nuevas tecnologías de información y comunicación en el ambiente escolar en las escuelas públicas de estado en el municipio de Benjamin Constant-AM. Se realizaron búsquedas bibliográficas para el que ayudó en los motivos de esta investigación, Brasil (2000); DELORS (2006); GUEVARA; ROSINI (2010); KENWAY (2001). A través de las lecturas de los autores fue posible percibir el explícito, personas comunican de manera rutinaria y tienden a informar sobre lo que sucede en su entorno social y en el mundo. Sin embargo, hay gran preocupación con la escuela, con educación y, especialmente, cómo profesores reciben y se actualización en cuanto a la enseñanza con aparatos de tecnología. Por lo tanto, esta investigación se realizó en tres escuelas públicas de educación primaria y secundaria. Inicialmente se llevó a cabo una observación sistemática que terminó con una entrevista directa con los docentes participantes en la investigación. Las tecnologías de información han surgido para estrechar las relaciones entre las personas en sociedad y diversificación de la sociedad de la escuela. Dado esto y a través de esta investigación se encontró que el profesor de lengua portuguesa y profesores que trabajan en educación para los medios poco comprender objetivo de las nuevas tecnologías como herramientas en la enseñanza y el aprendizaje. Por lo tanto, se concluye que parte de la escuela pública de profesores en el municipio de Benjamin Constant no caen dentro del contexto de las tecnologías para la educación. Se espera que este trabajo contribuya a una reflexión sobre los problemas identificados en todo el cuerpo del texto y que personas involucradas en las instituciones educativas abren las puertas a un conjunto nuevo a hacer educación que TIC propusieron teniendo en cuenta la adquisición y construcción de conocimiento y de la ciudadanía en una sociedad que busca la igualdad de derechos.
Palavras-chave: Ensino
Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação
Mediação Tecnológica
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Natureza e Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5509
Data do documento: 5-mai-2016
Vocabulário controlado: Mediação Tecnológica
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Edilani R. Oliveira.pdf801,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.