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dc.contributor.advisor1Silva, Viviane Vidal da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787853604608970pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, João Henrique Frota-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5598971592340902pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Renato Abreu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5164284305900865pt_BR
dc.creatorCaitano, Erica Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4358937382977298pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-30T17:24:30Z-
dc.date.available2019-07-29-
dc.date.available2019-07-30T17:24:30Z-
dc.identifier.citationCAITANO, Erica Fernandes. Biotecnologia e engenharia genética no ensino médio. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5638-
dc.description.abstractSince a long time the human being has evolved allowing advances in several fields and one of these, is in the genetic material, thanks to the knowledge of genetics and technological tools. This study was carried out with the objective of analyzing how biotechnology and genetic engineering are present in textbooks and teaching practice in the state schools of the municipality of Humaitá Amazonas. Genetics may be said to be the most advanced area within biology, but in the 1950s it was not even part of this subdivision, since the explosion of biological knowledge, which had its inclusion. Molecular Biology provided a dimension in the field Biotechnology and Genetic Engineering. But in the midst of so many technological advances that favor human interests, ethical and moral issues need to be discussed, it is necessary to better appropriate the tools, since they involve certain polemical themes. Two textbooks adopted in the public schools of the municipality of Humaitá were analyzed, semistructure interviews with teachers and analysis of legal documents and educational guidelines. With regard to the textbook, it was verified that the two adopted books have coherent content, however they do not allow a contextualization and a debate on the contents investigated. Regarding the teaching practice, it was observed that the teachers use the textbook as a base, with lectures and few practical classes. Thus, it can be concluded that the book constitutes the basis for the teaching work, however, without providing a critical debate about Biotechnology and Genetic Engineering and above all that there is a gpt_BR
dc.description.resumoDesde de muito tempo o ser humano vem evoluído possibilitando avanços em vários âmbitos e um desses, é no material genético, graças ao conhecimento da genética e as ferramentas tecnológicas. Este estudo foi realizado com objetivo de analisar como a biotecnologia e engenharia genética se encontram presente nos livros didáticos e na prática docente nas escolas estaduais do município de Humaitá Amazonas. Pode-se dizer que a genética é área que mais avança dentro da Biologia, no entanto na década de 1950 nem se fazia parte dessa subdivisão, a partir da explosão do conhecimento biológico, que se teve sua inclusão. A Biologia Molecular proporcionou uma dimensão no campo Biotecnologia e da Engenharia Genética. Só que em meio a tantos avanços tecnológicos que favorecem os interesses humanos, questões éticas e morais precisam ser discutidas é necessário para melhor apropriamento das ferramentas, já que envolvem certos temas polêmicos. Foram analisados dois livros didáticos adotados nas escolas públicas do município de Humaitá, entrevistas semiestrutura com professores e análise dos documentos legais e orientativos educacionais. Com relação ao livro didático verificou-se que os dois livros adotados possuem conteúdo coerente, no entanto não possibilitam uma contextualização e um debate sobre os conteúdos investigados. No que se refere a prática docente observou-se que os professores utilizam como base o livro didático, com aulas expositivas e poucas aulas práticas. Assim pode-se concluir que o livro constitui a base para o trabalho docente, no entanto, sem proporcionar um debate crítico sobre a Biotecnologia e a Engenharia Genética e sobretudo que existe uma lacuna entre o que é indicado nos documentos legais educacionais e o ensino na sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmazonaspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.titleBiotecnologia e Engenharia Genética no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2019-06-27-
dc.publisher.localpubHumaitápt_BR
dc.subject.controladoBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.controladoBiotecnologiapt_BR
dc.subject.controladoEducação - Humaitá (AM)pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitápt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

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