Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, José Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3677463632335822pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Jorge Almeida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5546652961693009pt_BR
dc.contributor.referee2Meotti, Paula Regina Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040286951772523pt_BR
dc.creatorTeixeira, Josabeth Bezerra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4421821053510172pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-31T14:42:26Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2019-07-31T14:42:26Z-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Josabeth Bezerra. Atividades experimentais no ensino de química na educação de jovens e adultos - EJA - na Escola Estadual Duque de Caxias: um olhar para o cotidiano. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5641-
dc.description.abstractThe present work aimed to contribute to the improvement of teaching and learning of chemistry in high school, Youth and Adult Education (EJA), through chemistry classes with experimental activities, using materials that are easily accessible and with substances from our daily life. The research was conducted at the Chemistry Laboratory of the Institute of Education, Agriculture and Environment -IEAA and at the State School Duque de Caxias, in the municipality of Humaitá-AM. The execution of this project involved the involvement of the school's chemistry teacher and the participation of 100 (one hundred) EJA students from March to June 2019. The methodologies used were the application of a pre-test questionnaire for the teaching period with the experimental activities and another post-test questionnaire the execution of the experimental activities. The results were compared between the answers of questionnaire 1, pre-test of the experimental activities and the answers of the questionnaire 2, post-test the execution of these activities. According to data obtained from this research, it was concluded that, even with adverse situations in relation to practice in chemistry teaching, such as lack of laboratory in school, it is possible to teach chemistry through practice and that these activities improve in a very significant way the teaching of this discipline and contribute to the student's awakening through chemistry, making it easier for him to choose as a future professor of chemistrypt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo contribuir na melhora do ensino-aprendizagem de química no ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), através das aulas de química com atividades experimentais, usando material de fácil acesso e com substâncias do nosso cotidiano. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente –IEAA e na Escola Estadual Duque de Caxias, no município de Humaitá-AM. A execução desse projeto contou com o envolvimento da professora de química da escola e participação de 100 (cem) alunos do EJA, no período de março a junho de 2019. As metodologias usadas foram a aplicação de um questionário pré-teste do período de ensino com as atividades experimentais e outro questionário pós-teste a execução das atividades experimentais. Os resultados foram comparados entre as respostas do questionário 1, pré-teste das atividades experimentais e as respostas do questionário 2, pós-teste a execução dessas atividades. De acordo com dados obtidos dessa pesquisa, concluiu-se que, mesmo com as situações adversas em relação à prática no ensino de química, como por exemplo, a falta de laboratório na escola, é possível ensinar química através da prática e que essas atividades melhoram de forma muito significativa o ensino dessa disciplina e contribuem no despertar do aluno pela química podendo facilitar a sua escolha como futuro professor de química.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectExperimentspt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
dc.titleAtividades experimentais no ensino de química na educação de jovens e adultos - EJA - na Escola Estadual Duque de Caxias: um olhar para o cotidianopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2019-07-10-
dc.publisher.localpubHumaitápt_BR
dc.subject.controladoEducação de Jovens e Adultos - Humaitá (AM)pt_BR
dc.subject.controladoQuímica - Ensinopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitápt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ JosabethTeixeira_Ciencias.pdf826,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.