Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5653
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio
Autor(a): Aguiar, Edem Cordeiro de
Orientador(a): Péricles Vale Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Luis Anderson de Morais
metadata.dc.contributor.referee2: Feitosa Júnior, Adalcir Araújo
Resumo: A matemática é uma ciência ampla em conceitos fundamentais que embasam teorias capazes, por exemplo, de gerar inovações tecnológicas para benefício e evolução da sociedade. O presente trabalho tem como objetivo, compreender como o conhecimento intuitivo de derivadas pode contribuir na interpretação geométrica da função quadrática no ensino médio. Como metodologia, optou-se pela abordagem descritivo-exploratória com intervenção, isto é, é vital lançar mão da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas e regências. No primeiro questionário pode-se verificar o nível da turma com respeito ao conceito de função e a partir dele, regrar a maneira da abordagem em sala. Com o segundo questionário, após a intervenção em sala de aula com as regências, pode-se constatar o grau de compreensão dos conceitos abordados na pesquisa, bem como a aceitação do método utilizado para estudar a interpretação geométrica da função quadrática, distinto do método, geralmente, usado nesta etapa da vida acadêmica. Portanto, com os resultados obtidos, advogamos que este método, além de poderoso na interpretação geométrica, teve total aceitação pela turma que participou da ação empregada por esta pesquisa.
Resumo em outro idioma: The present work aims to understand how the intuitive knowledge of derivatives can contribute to the geometric interpretation of the quadratic function in secondary education. As a methodology, the descriptive-exploratory approach with intervention was chosen, that is, it is vital to use questionnaires with open and closed questions and regencies. In the first questionnaire one can verify the level of the class with respect to the concept of function and from it, to govern the way of the approach in room. With the second questionnaire, after the intervention in the classroom with the regencies, one can verify the degree of comprehension of the concepts approached in the research, as well as the acceptance of the method used to study the geometric interpretation of the quadratic function, different from the method, usually used at this stage of academic life. Therefore, with the obtained results, we advocate that this method, besides being powerful in the geometric interpretation, was totally accepted by the group that participated in the action employed by this research.
Palavras-chave: Função Quadrática
Interpretação Geométrica
Derivadas
GeoGebra
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Humaitá
Citação: AGUIAR, Edem Cordeiro de. Noções básicas sobre derivadas para interpretação geométrica da função quadrática: uma proposta para o ensino médio. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-Am, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5653
Data do documento: 28-jun-2019
Vocabulário controlado: Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Ensino médio
Funções (Matemática)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EdemAguiar.pdf622,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons