Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5659
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier
Otros títulos : Learning of physical concepts from the construction of a mini peltier refrigerator
metadata.dc.creator: Moraes, Rafael da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Guilherme, Adriano Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Deniz dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Lira, Yakamury Rebouças de
metadata.dc.description.resumo: Em um cenário educacional composto de muitas dificuldades no que se diz respeito ao ensino/aprendizagem na disciplina de Física, a utilização de metodologias inovadoras é uma tendência a ser analisada para se obter um maior rendimento na disciplina. A cultura maker pode ser uma dessas ferramentas que, associada à educação, produza um efeito positivo. O presente trabalho tem por objetivo descrever como a cultura maker pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Realizamos uma pesquisa bibliográfica para se entender sobre essa cultura, seus principais aspectos e de que forma pode ser inserida no ambiente escolar. Propôs-se então a construção de uma mini geladeira de pastilha peltier a partir da perspectiva maker, e no momento da construção e funcionamento desta, identificar os principais conceitos físicos que podem ser desenvolvidos com os alunos. A mini geladeira depois de construída, gerou um resultado satisfatório, diminuindo a temperatura interna em 20,4 ºC. Elaboramos alguns questionamentos envolvendo a construção, o funcionamento e os conceitos físicos que podem ser aprendidos. Por fim, concluímos que o trabalho pode atuar como uma proposta de abordagem didática bastante eficiente.
Resumen : In an educational scenario composed of many difficulties regarding teaching / learning in the discipline of Physics, the use of innovative methodologies is a tendency to be analyzed to obtain a higher performance in the discipline. Maker culture can be one of those tools that, coupled with education, has a positive effect. The present work aims to describe how the culture maker can help in the process of teaching and learning. We carried out a bibliographical research to understand about this culture, its main aspects and how it can be inserted in the school environment. It was then proposed to build a mini peltier pellet refrigerator from the perspective maker, and at the time of construction and operation of this, identify the main physical concepts that can be developed with the students. The mini refrigerator after built, generated a satisfactory result, reducing the internal temperature by 20.4 ° C. We elaborate some questions about the construction, the functioning and the physical concepts that can be learned. Finally, we conclude that the work can act as a proposal for a rather efficient didactic approach.
Palabras clave : Cultura Maker
Pastilha Peltier
Construcionismo
Mini geladeira
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
Citación : MORAES, Rafael da Silva. Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5659
Fecha de publicación : 28-jun-2019
metadata.dc.subject.controlado: Física - Estudo e ensino
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_RafaelMoraes.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons