Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5682
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na educação escolar no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The use of information and communication technologies (ICTs) in high school education |
Autor(a): | Raline Oliveira Geniselli |
Orientador(a): | Alexandre Mascarenhas Alecrim |
metadata.dc.contributor.referee1: | Viviane Vidal da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paula Rayanny Mendonça Leite |
Resumo: | O presente estudo trata se de uma pesquisa sobre, O uso das (TICs) Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino médio. Onde teve como procedimento metodológico a pesquisa, a partir de levantamentos de dados com os recursos didáticos tecnológicos e o livro didático para o auxílio das aulas. O objetivo deste trabalho é verificar qual ferramenta didática dá mais apoio para os alunos nas aulas, para melhoria do ensino e aprendizagem. Assim as aulas se tornam mais interessantes e produtivas. A pesquisa foi aplicada em julho de 2016 na Escola Estadual Plínio Ramos Coelho GM3, na disciplina de Biologia, através de questionários em duas turmas, para analisar como os alunos utilizam as tecnologias e o livro didático dentro da sala de aula e o apoio que as mesmas proporcionam aos alunos. As aulas foram ministradas em duas turmas com o livro didático e as tecnologias, ainda foi aplicado um questionário para as duas turmas e em seguida foram analisados. Por fim foi possível concluir que as tecnologias da informação e comunicação, desde que bem aplicadas em sala de aula, ocupam um lugar de destaque no ensino. |
Resumo em outro idioma: | This study is about a research on, The use of Information and Communication Technologies (ICTs) in high school. Where the methodological procedure was the research, based on data surveys with technological didactic resources and the textbook to help the classes. The objective of this work is to verify which didactic tool gives more support to the students in the classes, for the improvement of the teaching and learning. This makes classes more interesting and productive. The research was applied in July 2016 at the Plínio Ramos Coelho GM3 State School, in the Biology discipline, through questionnaires in two classes, to analyze how students use the technologies and textbook inside the classroom and the support that they provide to students. The classes were taught in two classes with the textbook and the technologies, a questionnaire was applied to both classes and then analyzed. Finally it was possible to conclude that the information and communication technologies, since well applied in the classroom, occupy a prominent place in the teaching |
Palavras-chave: | Ensino Educação Tecnologias |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá |
Citação: | GENISELLI, Raline Oliveira. O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na educação escolar no ensino médio. 2019. 36 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5682 |
Data do documento: | 11-jul-2019 |
Vocabulário controlado: | Tecnologia educacional Didática |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_RalineGeniselli.pdf | 428,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.