Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5702
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mota, Deniz dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632354915141735pt_BR
dc.contributor.referee1Guilherme, Adriano Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9119402956173089pt_BR
dc.contributor.referee2Pedrozo, Eduardo Bruno Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474571004303513pt_BR
dc.creatorBarbosa, Andreza de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905719729937479pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-06T14:19:42Z-
dc.date.available2019-07-19-
dc.date.available2019-12-06T14:19:42Z-
dc.identifier.citationBARBOSA, Andreza de Souza. Futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física. 2019. 36 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5702-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the insertion of practical didactic activities involving physics and soccer concepts. To do so, it is necessary to build a teaching-learning process, in an interdisciplinary context, resulting in the use of physical knowledge through soccer. A set of theoretical and practical didactic activities was elaborated based on the cycles and phases of learning of Lawson, permeating the phases: exploration, introduction of the concept and application of the concept. One of the main objectives of these activities was to enable students to learn about football related to physics and mathematics. In this sense, the results obtained, after the development and application of the activities in a School in Full-time High School in the municipality of Coari in the interior of the Amazon, has great potential in the mitigation of learning disabilities related to kinematics, besides acting strongly in the motivation of the students for the understanding of physical concepts through soccer.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva a análise da inserção de atividades didáticas práticas que envolvam conceitos de física e futebol. Para tanto, é necessário construir um processo de ensino-aprendizagem, em um contexto interdisciplinar, resultando no uso do conhecimento físico por meio do futebol. Elaborou-se um conjunto de atividades didáticas teóricas e práticas com base nos ciclos e fases de aprendizagem de Lawson, permeando as fases: exploração, introdução do conceito e aplicação do conceito. Um dos principais objetivos dessas atividades foi possibilitar que os estudantes aprendam com o futebol assuntos relacionados à física e matemática. Neste sentido, verifica-se que os resultados obtidos, após o desenvolvimento e aplicação das atividades em uma Escola em Tempo Integral de Ensino Médio no município de Coari no interior do Amazonas, tem grande potencial na mitigação de deficiências de aprendizagens relacionadas com a cinemática, além de atuar fortemente na motivação dos estudantes pela compreensão de conceitos físicos por meio do futebol.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICApt_BR
dc.titleFutebol: uma experiência com estudantes no ensino de físicapt_BR
dc.title.alternativeFootball: an experience with students in physics teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2019-06-28-
dc.publisher.localpubCoaript_BR
dc.subject.controladoFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoFutebolpt_BR
dc.subject.controladoDidáticapt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6286-909Xpt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5203-9917pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5203-9917pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Matemática e Física - Licenciatura - Coaript_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AndrezaBarbosa.pdf3,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.