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dc.contributor.advisor1Passos, Odette Mestrinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1796913245371811pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Felipe Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7676479757420304pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Eliane Batista de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3234592323714659pt_BR
dc.creatorLima, Djavan Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2104000529936971pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T15:09:08Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2019-12-10T15:09:08Z-
dc.identifier.citationLIMA, Djavan Ferreira. Bubuia: um jogo educacional para reforçar o aprendizado da matemática do ensino fundamental I. 2019. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara-AM, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5708-
dc.description.abstractIn the current scenario, society makes constant use of information and communication technologies, thereby expanding teaching methods of teaching and learning through its various devices, software and media currently available to provide students with active learning. On the other hand, the mathematical discipline is considered difficult to learn because it contains complex data resulting in a low learning rate according to each student profile. In this context, this work aims to develop a digital educational game, called Bubuia, to reinforce the learning of mathematical content related to elementary school I. The methodology consists of a bibliographic survey to support the initial proposal, therefore the construction of software with based on the specification of requirements. After that, the usability evaluation of the game was performed by applying a questionnaire with teachers and students of elementary school, based on the System Usability Scale system. In the evaluation with the participants of the teacher profile it was observed that the game obtained a high level of agreement in the questions that refer to the ease of use, learning and satisfaction. In the student profile was obtained the total average with the value of 78.6 according to the evaluation criteria of the method used, which represents a good index of satisfaction with the game developed.pt_BR
dc.description.resumoNo cenário atual, a sociedade faz o uso constante das tecnologias de informação e comunicação, com ela amplia-se os métodos pedagógicos de ensino e aprendizagem através de seus vários dispositivos, softwares e mídias disponíveis atualmente para proporcionar ao aluno o aprendizado ativo. Por outro lado, a disciplina matemática é considerada de difícil aprendizagem por conter dados complexos tendo como resultado um baixo índice de aprendizagem de acordo com cada perfil de aluno. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo digital educacional, denominado Bubuia, para reforçar o aprendizado de conteúdos matemáticos relacionados ao ensino fundamental I. A metodologia consiste em um levantamento bibliográfico para embasar a proposta inicial, por conseguinte a construção do software com base na especificação de requisitos. Após isso foi realizada a avaliação de usabilidade do jogo através da aplicação de um questionário com professores e alunos do Ensino Fundamental I, baseado no sistema System Usability Scale. Na avaliação com os participantes do perfil professor foi observado que o jogo obteve elevado nível de concordância nas questões que se referem a facilidade de uso, aprendizagem e satisfação. No perfil aluno obteve-se a média total com o valor de 78,6 de acordo com os critérios de avaliação do método utilizado, o que representa um bom índice de satisfação com o jogo desenvolvido.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectJogos educacionais digitaispt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.titleBubuia: um jogo educacional para reforçar o aprendizado da matemática do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2019-11-26-
dc.publisher.localpubItacoatiarapt_BR
dc.subject.controladoSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.controladoJogos educativospt_BR
dc.subject.controladoMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Software - Bacharelado - Itacoatiarapt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

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