Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Avila, Fernando Fulgencio León-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776319211190616pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Eliane Batista de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3234592323714659pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Paulo Louzada Castro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6162675679046553pt_BR
dc.creatorFerreira, Elda Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1327093650807397pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-13T23:18:03Z-
dc.date.available2020-08-12-
dc.date.available2020-08-13T23:18:03Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5778-
dc.description.abstractThis work consists of a brief passage through the main concepts of Constructivist theory, in its most varied facets, highlighting its importance in the educational field. For that, some fundamental reflections of this theory are presented in the conceptions of Piaget and Vygotsky. Thus, based on a bibliographic research, it seeks to analyze its diffusion in Brazilian education, identifying possible elements of it in the current official education documents and its application in the teaching of Physics. It was observed, then, that due to the current interest in teaching based on technical training and professional skills, constructivism gave way to new perspectives on education, a fact that does not cancel its presence even if discreetly in pedagogical practices and educational policies. Keywords: Constructivist. Physics Teaching. Official education documentspt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é composto por uma breve passagem pelos principais conceitos da teoria Construtivista, nas suas mais variadas facetas, destacando sua importância no campo educacional. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões fundamentais dessa teoria nas concepções de Piaget e Vygotsky. Dessa forma, baseado em uma pesquisa bibliográfica, busca-se analisar a difusão da mesma na educação brasileira identificando possíveis elementos desta nos atuais documentos oficiais de educação e sua aplicação no ensino de Física. Observou-se, então, que devido ao atual interesse por um ensino à base de formação técnica e de habilidades profissionais o construtivismo cedeu espaço para novas perspectivas para educação, fato esse que não anula a sua presença, mesmo que discretamente, nas práticas pedagógicas e políticas educacionais. Palavras chaves: Construtivismo. Ensino de Física. Documentos Oficiais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstructivistpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectDocumentos Oficiaispt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApt_BR
dc.titlePerspectivas construtivas no ensino de Física: uma visão panorâmicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2020-03-02-
dc.publisher.localpubItacoatiarapt_BR
dc.subject.controladoConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subject.controladoFísica - Ensinopt_BR
dc.subject.controladoPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.controladoPolíticas Educacionaispt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiarapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EldaMartins.pdf437,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.