Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hidelbrando Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3660640094137212pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Odette Mestrinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1796913245371811pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Kayro Figueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1826996334141977pt_BR
dc.creatorMenezes, Matheus Freitas de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3747220325641053pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-15T15:07:34Z-
dc.date.available2020-12-14-
dc.date.available2020-12-15T15:07:34Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5816-
dc.description.abstractDespite the widespread dissemination, development and use of educational management and planning systems in industry and academia, research is still essential to investigate how technologies that specifically assist software development. In this way, this research carried out a systematic mapping that found out what types of techniques were implemented to support its development and which functionalities are present in management systems. The results reveal the wide use of functionalities related to data analysis to support decision, as for the development, a web platform stands out as the most chosen.pt_BR
dc.description.resumoApesar da grande divulgação, desenvolvimento e utilização de sistemas de gestão e planejamento educacional na indústria e na academia, pesquisas ainda são imprescindíveis para investigar as tecnologias que auxiliam especificamente o desenvolvimento de software. Desta forma, esta pesquisa realizou um mapeamento sistemático que averiguou quais tipos de técnicas foram implementadas para apoiar o seu desenvolvimento e quais as funcionalidades presentes nesses sistemas de gestão. Os resultados revelam a ampla utilização de funcionalidades relacionadas a análise de dados para apoio de decisão, quanto ao desenvolvimento, a plataforma web se destaca como a mais escolhida.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.relation.referencesAbreu, F., Almeida, A., Barreiros, E., Saraiva, J., Soares, S., Araujo, A., and Henrique, G. ´ (2012). Metodos, t ´ ecnicas e ferramentas para o desenvolvimento de software educacio- ´ nal: um mapeamento sistematico. In ´ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 23. Alves, L. C., Urquiza, M. F., and de Franc¸a Roland, C. E. (2016). Gestor de tcc: Desenvolvimento de sistema para gestao de trabalhos acad ˜ emicos. ˆ Revista Eletronica de ˆ Sistemas de Informac¸ao e de Gest ˜ ao Tecnol ˜ ogica ´ , 7(1). Araujo, D., Kronbauer, A., and Campos, J. (2019). Uma plataforma para comunicac¸ao˜ eficiente entre discentes e instituic¸oes de ensino. In ˜ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 30, page 1211. Barroca Filho, I., Aquino, G., and Santa Rosa, J. G. (2013). Sigaa mobile–o caso de sucesso da ferramenta de gestao acad ˜ emica na era da computac¸ ˆ ao m ˜ ovel. In ´ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na ´ Educac¸ao-SBIE) ˜ , volume 24, page 92. Baruque, L. B., Brazil, A. L., and Baruque, C. B. (2013). elgoss: A support system for e-learning governance. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio ´ Brasileiro de Informatica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 24, page 174. Castro, A. M. D. A. (2010). Planejamento educacional. OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, L´ıvia Maria Fraga. Dicionario: trabalho, ´ profissao e condic¸ ˜ ao docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educac¸ ˜ ao˜ , 1. Cuartero, O. L. and Role, M. (2018). Educational management information system (emis) in public elementary school. International Journal of Scientific Research and Management (IJSRM), 6(6):452–462. da Silva, A. L. and de Souza Lemes, S. (2016). Uma discussao com vistas ao desenvol- ˜ vimento de um sistema on line de avaliac¸ao do desempenho escolar: um estudo expe- ˜ rimental sobre avaliac¸ao de desempenho escolar em rede. ˜ Revista on line de Pol´ıtica e Gestao Educacional ˜ , pages 271–281. Dias, M., Gonc¸alves, B., Silva, L., and Pacheco, J. (2018). Suap instant messaging: aplicativo institucional de mensagens instantaneas. In ˆ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 29, page 1959. Fontes, L., Valentim, R., Neto, F. M., and Souza, R. (2017). Um sistema proativo para monitoramento e avaliac¸ao das atividades de tutoria a dist ˜ ancia em avas. In ˆ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na ´ Educac¸ao-SBIE) ˜ , volume 28, page 1257. Gaudencio, M., Wanderley, L. F., Lemos, F. W., de Araujo, E. C., Figueiredo, J. C., and ´ Guerrero, D. D. (2013). Eu sei o que voces fizeram (agora e) na aula passada: o ˆ tstview no acompanhamento de exerc´ıcios de programac¸ao. In ˜ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 24, page 204. Goldschmidt, R., Fernandes, I., Passos, C., Ferlin, C., Cavalcanti, M. C., and Soares, J. (2012). Memore–um ambiente computacional para apoio ao acompanhamento do programa um computador por aluno. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 23. Haydt, R. C. C. (2011). Curso de didatica geral ´ . 1ª Edic¸ao-S ˜ ao Paulo: ˜ Atica. ´ Ibrahim, A. A. and Abdalla, M. S. (2017). Educational management, educational administration and educational leadership: definitions and general concepts. SAS Journal of Medicine (SASJM), 3(6):2454–5112. Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Lateef, U., Owoade, A., B.L., A., and Ogunsanwo, G. (2016). INTRODUCTION TO COMPUTER PROGRAMMING (BASIC). Lessa Filho, C. A. C. and Dom´ınguez, A. H. (2018). Uma linha de produto de software para desenvolvimento de jogos educativos. Revista Brasileira de Informatica na ´ Educac¸ao˜ , 26(01):1. Lucena, K. T., Gusmao, T., and Oliveira, E. (2019). ide: framework inteligente para ˜ suporte a decis ` ao: um estudo de caso em ead. In ˜ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 30, page 1848. Lucena, K. T., Silva, J., and Oliveira, E. (2015). Webmonitor: uma ferramenta para monitoramento e acompanhamento de cursos em um ava. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 26, page 249. Luck, H. (2017). ¨ Gestao educacional: uma quest ˜ ao paradigm ˜ atica ´ . Editora Vozes Limitada. Marcolino, A. and Barbosa, E. F. (2015). Softwares educacionais para o ensino de programac¸ao: Um mapeamento sistematico. In ´ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 26, page 190. Martins, L. C., Lopes, D. A., and Raabe, A. (2012). Um assistente de predic¸ao de evas ˜ ao˜ aplicado a uma disciplina introdutoria do curso de ci ´ encia da computac¸ ˆ ao. In ˜ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na ´ Educac¸ao-SBIE) ˜ , volume 23. Meiert, J. O. and MEYER, E. A. (2015). The Little Book of HTML/CSS Frameworks. O’Reilly Media. Mombach, J., Souza, P. S., and Leal, L. (2017). Aplicativo para auxiliar professores nas avaliac¸oes de psicog ˜ enese da escrita. In ˆ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 28, page 516. Moran, J. M. (2012). Tablets e netbooks na educac¸ao. ˜ Acedido em Fevereiro, 2:2013. Nunes, C. S., Torres, M. K. L., de Oliveira, P. C., and Nakayama, M. K. (2012). O ambiente virtual de aprendizagem moodle: recursos para os processos de aprendizagem organizacional. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio ´ Brasileiro de Informatica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 23. Orlandi, B. H. and Isotani, S. (2012). Uma ferramenta para distribuic¸ao de conteudo ´ educacional interativo em dispositivos moveis. In ´ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 23. Peres, S. M., Fantinato, M., Araujo, U. F., da Soledade Jr, M. P., Ricardo, S., Aze- ´ vedo, F. M., Barbosa, H. M., et al. (2012). Apoio ao aprendizado semipresencial: uma aplicac¸ao no curso de especializac¸ ˜ ao˜ etica, valores e sa ´ ude na escola. In ´ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na ´ Educac¸ao-SBIE) ˜ , volume 23. Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S., and Mattsson, M. (2008). Systematic mapping studies in software engineering. In 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE) 12, pages 1–10. Preuss, L., dos Santos, J., and Guedes, G. P. (2018). Vita-estimando a satisfacao de estu- ˜ dantes por meio da analise de sentimentos. In ´ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 29, page 1143. Quarto, C. C., Bercht, M., Nascimento, E., Veras, N., de Sousa Moraes, D., Busson, A., and Silva, F. (2017). Hermes: Um sistema de apoio a formac¸ ` ao de grupos em ˜ ambientes de aprendizagem colaborativa. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 28, page 1697. Silva, T. L. (2016). Possibilidades de uso do sistema integrado de gestAo educacional do ˜ amazonas na gestAo das escolas. ˜ Universidade Federal de Juiz de Fora. Sparremberger, A. S., Barbosa, J. L. V., Gluz, J. C., Zanin, A., and Becker, T. P. (2017). Grouprofile: Um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Brasileira de Informatica na Educac¸ ´ ao˜ , 27(03):369. Tchounikine, P. (2011). Computer science and educational software design: A resource for multidisciplinary work in technology enhanced learning. Springer Science & Business Media. Teixeira, J., Braga, G., Barbosa, D., Leite, A. R. A., et al. (2016). Colab-ufv: Um ambiente colaborativo para apoio a projetos academicos. In ˆ Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Inform ´ atica na Educac¸ ´ ao-SBIE) ˜ , volume 27, page 1366. Wazlawick, R. (2019). Engenharia de software: conceitos e praticas ´ . Elsevier Editora Ltda. Wells, J. G. (2019). Stem education: The potential of technology education. Council on Technology and Engineering Teacher Education. Zem-Lopes, A. M., Pedro, L. Z., and Isotani, S. (2014). Qualidade de softwares educacionais baseados na web (semantica): Um mapeamento sistem ˆ atico. ´ RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educac¸ao˜ , 12(1).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoftware de Gestão Educacionalpt_BR
dc.subjectSoftware de Planejamento Educacionalpt_BR
dc.subjectSistemas Educacionaispt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.titleUm mapeamento sistemático sobre softwares de gestão e planejamento educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.event2020-11-24-
dc.publisher.localpubItacoatiara/AMpt_BR
dc.subject.controladoSoftware educacionalpt_BR
dc.subject.controladoGestão educacionalpt_BR
dc.subject.controladoEducação - Processamento de dadospt_BR
dc.subject.controladoPlanejamento educacionalpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1266-0957pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1266-0957pt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informações - Bacharelado - Itacoatiarapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MatheusMenezes.pdfTCC Sistemas de Informações1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.