Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5822
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Prática docente: percepção dos pibidianos do curso de Ciências - Biologia e Química do IEAA/UFAM acerca da formação acadêmica |
metadata.dc.creator: | Freitas, Felipe Augusto Marques de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lima, Renato Abreu |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Maria Isabel Alonso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcante, Felipe Sant' Anna |
metadata.dc.description.resumo: | Este texto resulta de uma pesquisa abordada no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, no município de Humaitá, cujo objetivo foi investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação e prática docente, relacionado com a teoria e prática de acordo com a percepção dos Licenciandos do Curso de Ciências Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM. Essa pesquisa foi realizada a partir da vigência do programa, correspondendo de setembro de 2018 a janeiro de 2020. No processo formativo, participaram da pesquisa 29 alunos/bolsistas. De uma abordagem de cunho qualitativa, fundamentado a partir de fontes documentais e em narrativas obtidas por intermédio de questionários com questões objetivas e subjetivas. Os questionários foram respondidos pelos bolsistas em dois momentos, logo após a inserção no programa, em setembro de 2018 e o segundo em janeiro de 2020 no final do programa. Com eixos temáticos sobre os motivos que levaram a participar do programa, as experiências vividas durante a sua vigência, assim como os impactos que o seu desenvolvimento proporcionou para formação acadêmica. Para análise dos dados utilizou se a técnica de análise de conteúdo sistematizado parcialmente em meio ao processo. Os resultados sinalizam que houve uma evolução durante o desenvolvimento do programa, uma vez que, dos participantes, 27,6% mencionaram o interesse pela bolsa, e com o passar do tempo foram se identificando com a profissão, contribuído significativamente para a aprendizagem da docência, o que foi evidente em meio ao processo. Constatou-se também que o programa além de contribuir para a formação docente, colaborou para melhorar a dinâmica nas escolares vinculadas, a partir das práticas desenvolvias em parceria com os professores supervisores, trabalhando a teoria com prática pelos bolsistas, motivando a novas posturas, passando a utilizar metodologias diversificada para o ensino e aprendizado. |
Abstract: | This text is the result of a research approached at the Federal University of Amazonas, in the municipality of Humaitá, whose objective was to investigate the contribution of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in teacher training and practice, related to theory and practice according to the perception of the Licensee of the Biology and Chemistry Sciences Course of the Institute of Education, Agriculture and Environment - IEAA / UFAM. This survey was carried out from the program's duration, corresponding from September 2018 to January 2020. In the training process, 29 students / scholarship participants participated in the survey. From a qualitative approach, based on documentary sources and narratives obtained through questionnaires with objective and subjective questions. The questionnaires were answered by the fellows in two moments, right after the insertion in the program, in September 2018 and the second in January 2020 at the end of the program. With thematic axes on the reasons that led to participate in the program, the experiences lived during its duration, as well as the impacts that its development has provided for academic training. For data analysis it was used the technique of content analysis partially systematized in the middle of the process. The results indicate that there was an evolution during the development of the program, since, of the participants, 27.6% mentioned their interest in the scholarship, and over time they identified themselves with the teaching profession, contributing significantly to the learning process. teaching, which was evident in the middle of the process. It was also found that the program, in addition to contributing to teacher training, collaborated to improve the dynamics of linked schoolchildren, based on practices developed in partnership with supervising teachers, working theory with practice by fellows, motivating new attitudes, passing to use diversified methodologies for teaching and learning. |
Keywords: | Iniciação à docência Licenciatura Formação de professor Ensino e aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5822 |
metadata.dc.subject.controlado: | Biologia - Estudo e ensino Química - Estudo e ensino Bolsa de Iniciação à Docência Prática de ensino Professores - Formação |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Multidisciplinar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_FelipeFreitas.pdf | TCC Ciências: Biologia e Química - Licenciatura | 799,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.