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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ôkami e mitologia japonesa - associação dos personagens do jogo com elementos da mitologia e do folclore japonês
metadata.dc.creator: Anjos, Camila Carvalho dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Sambuichi, Ernesto Atsushi
metadata.dc.contributor.referee1: Tanaka, Rodrygo Yoshiyuki
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Cacio José
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata de Ōkami - um jogo disponível em diversas plataformas de videogame - e tem como objetivo a análise das semelhanças e das diferenças entre os personagens deste com os da mitologia, bem como alguns contos folclóricos japoneses. Para isso, investigou-se a mitologia e o folclore do Japão e a maneira como os personagens de jogos são construídos. Além dos referenciais teóricos sobre esses temas, utilizou-se a categorização de Krawczyk e Novak (2006) que classificam os personagens conforme os arquétipos de personagens dos jogos de videogame, juntamente com a teoria do monomito de Joseph Campbell (2007), onde o herói dos mitos e contos traça um percurso circular de saída e volta à sua sociedade. Através de uma análise comparativa entre os dez personagens selecionados para a pesquisa, o estudo identificou o aproveitamento de vários aspectos das narrativas mitológicas, não se limitando aos aparentes como os nomes próprios dos personagens. Pôde-se averiguar também a utilização de narrativas folclóricas, bem como a identificação de alguns personagens originais do jogo - assim classificados por não haver elementos característicos suficientemente fortes para demonstrar sua ligação com as narrativas tradicionais. Dentre as distinções foi observado que o estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo optou por adaptar vários aspectos caracterizadores das narrativas de origem para a realidade fruitiva do jogador visando a uma melhor jogabilidade.
Abstract: The present work deals about Ōkami - a game available on several video game platforms - and aims to analyze the similarities and differences among its characters and those of mythology, as well as some Japanese folk tales. To do this, was investigated the mythology and folklore of Japan and the way in which game characters are constructed. In addition to the theoretical references on these themes, Krawczyk and Novak (2006) categorization was used, which classify the characters according to the archetypes of characters in video games, together with Joseph Campbell's (2007) monomyth theory, where the hero of myths and tales traces a circular route of departure and returns to his society. Through a comparative analysis among the ten characters selected for the research, the study identified the use of various aspects of mythological narratives, not limited to the evident ones like the proper names of the characters. It was also possible to investigate the use of folkloric narratives, as well as the identification of some original characters of the game - thus classified as there are no characteristic elements strong enough to demonstrate their connection with traditional narratives. Among the distinctions, it was observed that the studio responsible for the game development chose to adapt several aspects that characterize the original narratives to the fruitive reality of the player, aiming at a better gameplay.
Keywords: Ōkami
Personagem
Mitologia Japonesa
Videogame
Monomito
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5838
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA)
metadata.dc.subject.controlado: Mitologia japonesa
Jogos japoneses
Jogos de videogame
Narrativas mitológicas
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

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