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dc.contributor.advisor1Medeiros, Adriana Francisca de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5650581779742116pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Angela Maria-
dc.creatorBernardo, Alberlândia de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905068510572208pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-14T17:43:58Z-
dc.date.available2021-01-13-
dc.date.available2021-01-14T17:43:58Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5845-
dc.description.abstractIn the last few years there has been a significant increase in the enrollment of indigenous students in Brazilian public universities, this increase has been enhanced by the policy of affirmative actions, which have enabled the access of indigenous students to higher education. This work aims to analyze the academic trajectory and the challenges that indigenous students face when they leave their villages to attend an undergraduate course at a university. We start from the assumption that after centuries of contact and domination, these peoples decided to appropriate the scientific knowledge to solve the daily problems arising after contact. Our research seeks to understand these issues from the life stories of indigenous students enrolled in undergraduate courses at UFAM and UEA in the municipality of Humaitá - AM. The data showed, among other things, that the financial aspect is one of the biggest challenges in the journey of students who leave their villages to study in urban centers.pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos observa-se um aumento expressivo de matrículas de alunos indígenas nas universidades públicas brasileiras, esse aumento foi potencializado pela política de ações afirmativas, que possibilitaram o acesso dos alunos indígenas ao ensino superior. Este trabalho objetiva analisar a trajetória acadêmica e os desafios que os estudantes indígenas enfrentam ao sair de suas aldeias para cursarem uma graduação em uma universidade. Partimos do pressuposto que após séculos de contato e dominação, estes povos decidiram se apropriar dos saberes científicos para resolverem os problemas do cotidiano advindos pós-contato. Nossa pesquisa busca entender essas questões a partir das histórias de vida dos estudantes indígenas matriculados nos cursos de graduação da UFAM e da UEA no município de Humaitá - AM. Os dados evidenciaram entre outras coisas, que o aspecto financeiro é um dos maiores desafios na jornada dos estudantes que saem de suas aldeias para estudar nos centros urbanos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA trajetória acadêmica e os desafios dos alunos indígenas no ensino superior no município de Humaitá – AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2020-12-03-
dc.publisher.localpubHumaitá (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEstudantes indígenaspt_BR
dc.subject.controladoIndígenas - Educaçãopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Humaitápt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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