Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5850
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A prática do futebol de campo na comunidade indígena de Guanabara III: futebol indígena
Autor(a): Tananta, Valdenilson Aicate
Orientador(a): Campos, Ana Maria de Mello
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, Érica
metadata.dc.contributor.referee2: Mesquita, Vanuza
Resumo: O trabalho apresenta uma etnografia sobre a Prática de Futebol de Campo na comunidade Indígena de Guanabara III, comunidade pertencente a zona rural do município de Benjamin Constant –AM, no ano de 2019. Teve como objetivo compreender a sociabilidade entre os grupos étnicos Ticuna e Kokama existentes nessa localidade, analisando a interatividade versus inter-relação dos grupos étnicos em eventos esportivos. A construção da pesquisa abrangeu revisão bibliográfica, entrevistas e observação participante. Através desses recursos foi possível compreender o cotidiano desses atores sociais, que são envolvidos nos eventos, percebeu-se que a interatividade entre os povos indígenas e não indígenas é importante para o processo de reconhecimento e desenvolvimento cultural, a partir dos relatos dos sujeitos da pesquisa. Participaram da investigação 8 lideranças comunitária dentre elas, o primeiro Cacique, vice Cacique, o técnico em enfermagem da comunidade, o Coordenador da Escola e morador da comunidade, o agente comunitário de Saúde, uma professora da escola, um morador, o Coordenador da Escola Municipal Pedro Alves. No percurso da pesquisa, as relações observadas sugerem a elaboração de projetos, programas e eventos que possam incentivar ainda mais os jovens das comunidades ribeirinhas do município de Benjamin Constant a ter uma vida saudável na pratica do esporte, livrando-se os mesmos do mundo das drogas, sendo que a cada passo diante das realizações possam ter fundamentos na vida dos atletas ribeirinhos tornando - os valorizados e respeitados.
Resumo em outro idioma: El trabajo presenta una etnografía sobre la práctica del fútbol de campo en la comunidad indígena de Guanabara III, una comunidad perteneciente a la zona rural del municipio de Benjamin Constant - AM, en el año 2019. Su objetivo era comprender la sociabilidad entre los grupos étnicos Ticuna y Kokama. existente en este lugar, analizando la interactividad versus la interrelación de grupos étnicos en eventos deportivos. La construcción de la investigación incluyó revisión bibliográfica, entrevistas y observación participante. A través de estos recursos fue posible comprender la vida cotidiana de estos actores sociales, que participan en los eventos, se dio cuenta de que la interactividad entre los pueblos indígenas y no indígenas es importante para el proceso de reconocimiento y desarrollo cultural, a partir de los informes de los sujetos de investigación. . Ocho líderes de la comunidad participaron en la investigación, entre ellos, el primer Cacique, el vice Cacique, el técnico de enfermería de la comunidad, el coordinador escolar y el residente de la comunidad, el agente de salud comunitaria, un maestro de escuela, un residente, el coordinador de la escuela Municipal Pedro Alves. En el curso de la investigación, las relaciones observadas sugieren el desarrollo de proyectos, programas y eventos que pueden alentar aún más a los jóvenes de las comunidades ribereñas del municipio de Benjamin Constant a tener una vida saludable en la práctica de deportes, librándose de ellos del mundo de los deportes. drogas, ya que cada paso antes de los logros puede tener bases en la vida de los atletas ribereños que los hacen valorados y respetados.
Palavras-chave: Futebol indígena
Sociabilidade
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Natureza e Cultura
metadata.dc.publisher.course: Antropologia - Bacharelado - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5850
Vocabulário controlado: Etnografia indígena
Futebol de Campo
Indígenas Ticuna
Indígenas Kokama
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ValdenilsonTananta.pdfTCC Antropologia558,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.