Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5864
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Perfil dos Gestores das Escolas Públicas de Educação Infantil do Município de Humaitá-AM
metadata.dc.creator: Silva, Cristyane Moraes
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Eulina Maria Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Angela Maria Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Maria de Fátima dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa investiga o perfil dos gestores das escolas públicas de educação infantil para identificar a gestão utilizada e como afeta o desempenho da escola na formação das crianças na faixa etária de 3 a 5 anos. Isso demonstra a importância que o perfil do gestor possui no desenvolvimento do trabalho que a instituição oferece aos pequenos, sua família e comunidade. Enfoca o perfil do gestor no sentido de proporcionar a colaboração (ou não) de todos os setores no âmbito da escola para a participação na tomada de decisão no processo pedagógico, oferecendo assim uma educação de qualidade aos pequenos. Os procedimentos metodológicos, envolveram estudos sobre os tipos de gestão, projeto político pedagógico das creches, assim como textos complementares, RCNEI’s, LDB, constituição de 88 e o ECA. Esta pesquisa recebeu uma abordagem qualitativa, e para a obtenção de dados foram utilizados alguns instrumentos de investigação como a entrevista semiestruturada, estudos sobre documentos da escola (como o PPP, e regimento). Concluindo-se que a pesquisa permitiu conhecer o perfil dessas gestoras que atuam na educação infantil, possibilitando identificar informações importantes para entendimento da sua importância no desenvolvimento das crianças apesar da falta de material didático e profissionais (como cuidadores e auxiliares).
Abstract: This research investigates the profile of public school managers in early childhood education to identify the management used and how it affects school performance in the training of children aged 3 to 5 years. This demonstrates the importance that the profile of the manager has in the development of the work that the institution offers to the little ones, their family and community. It focuses on the profile of the manager in order to provide collaboration (or not) from all sectors within the school to participate in decision-making in the pedagogical process, thus offering quality education to the little ones. The methodological procedures involved studies on the types of management, the political pedagogical project of the day care centers, as well as complementary texts, RCNEI’s, LDB, constitution of 88 and the ECA. This research received a qualitative approach, and in order to obtain data, some research instruments were used, such as the semi-structured interview, studies on school documents (such as the P.P.P, and regulations). In conclusion, the research made it possible to know the profile of these managers who work in early childhood education, making it possible to identify important information for understanding their importance in the development of children despite the lack of didactic material and professionals (such as caregivers and assistants).
Keywords: Perfil dos gestores
Educação infantil
Participação
Falta de material didático e profissionais
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Instituto
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5864
Issue Date: 5-Dec-2020
metadata.dc.subject.controlado: Gestão educacional
Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Material didático
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CristyaneSilva.pdfPedagogia - Licenciatura - Humaitá799,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.