Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5865
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Angela Maria Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047034055749049pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Maria de Fátima dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6205510913798802pt_BR
dc.creatorNascimento, Erilene Guerreiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9530159485327702pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-22T00:29:43Z-
dc.date.available2021-06-16-
dc.date.available2021-06-22T00:29:43Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5865-
dc.description.abstractThis research aims to study the training of students and the appreciation in space of students in the context of a country school located in a settlement in the municipality of Humaitá-AM, in view of the pedagogical aspects, the challenges encountered by rural education professionals who work at this school in relation to the physical, pedagogical, administrative structure and how the environment is approached in classes. Our approach is to qualitative research, which was based on Minayo's studies (2009). The data collection instruments were records through photos, data documentary and interview via WhatsApp, because not only our municipality of Humaitá, but the country and the world is experiencing the effect of a pandemic of guest-19, it was also not possible to make the direct observations. The research participants were four (4) teachers and one (1) School pedagogue. Therefore, this theme came from the following question, in the need for analyze how the training of field students and the enhancement of their space works. In this In this sense, this research aimed to analyze the training of students in the field and in the valorization of its space in time and curriculum model that enables growth. Taking into account the importance of an education designed and practiced for children of the field in all respects. More specifically, we seek to understand the context of peasants; know their pedagogical practices and their relationship with the environment.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por finalidade um estudo sobre a formação dos alunos e na valorização no espaço dos alunos no contexto de uma escola do campo que se encontra localizada em um assentamento no município de Humaitá-AM, tendo em vista os aspectos pedagógicos, os desafios encontrados pelos profissionais da educação do campo que atuam nessa escola em relação a estrutura física, pedagógica, administrativa e como é abordado o meio ambiente nas aulas. Temos como abordagem a pesquisa qualitativa, onde baseou-se nos estudos de Minayo (2009). Os instrumentos de coleta de dados foram a registros através de fotos, dados documentais e entrevista via WhatsApp, pois não só o nosso município de Humaitá, mas o país e o mundo vivem o efeito de uma pandemia de convid-19, também não foi possível fazer as observações diretas. Os participantes da pesquisa foram quatro (4) professores e uma (1) Pedagoga da escola. Portanto, essa temática partiu da seguinte questão, na necessidade de analisar como funciona a formação dos alunos do campo e a valorização do seu espaço. Neste sentido, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a formação dos alunos do campo e na valorização do seu espaço no tempo e modelo de currículo que possibilita o crescimento. Levando em consideração a importância de uma educação pensada e praticada para as crianças do campo em todos os aspectos. Mais especificamente buscamos, compreender o contexto dos camponeses; conhecer suas práticas pedagógica e sua relação com o meio ambiente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentUniversidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectValorização do Espaçopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEstudopt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleEducação do Campo: um estudo da Escola Municipal Profª Marluce de Carvalho Lobato de Souzapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2020-12-13-
dc.publisher.localpubHumaitá-AMpt_BR
dc.subject.controladoFormação de alunospt_BR
dc.subject.controladoProfissionais da educaçãopt_BR
dc.subject.controladoEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoEscolas do campopt_BR
dc.subject.controladoComunidade escolarpt_BR
dc.creator.orcid9530159485327702pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7725-6464pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7725-6464pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1619-8958pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1619-8958pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Humaitápt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ErileneNascimento.pdfTCC_ErileneNascimento678,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.