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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5871
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O papel do gestor na construção de uma escola democrática |
metadata.dc.creator: | Jean, Caio Cesar Cañellas |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Braule, Gilvânia Plácido |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Clóvis João de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Maia, Célia Verginia Fernandes |
metadata.dc.description.resumo: | A presente monografia é fruto de estudo, reflexão, pesquisa e análise realizado sobre a temática da gestão educacional, focando no papel do gestor na construção de uma escola democrática, sendo este uma liderança dentro da instituição de ensino seu trabalho mediador é de grande importância para propiciar princípios que valorizem a democracia e proporcione envolvimento geral com a participação ativa de todos os sujeitos que fazem parte da escola. A gestão democrática é um princípio legislativo que encontra respaldo na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em documentos que norteiam a educação no Brasil, sendo também tema frequente de políticas educacionais, dessa forma, a administração das escolas devem possuir caráter democrático e o gestor tem papel importante nesse processo, com atribuições que lhes são essenciais para desempenhar sua função de maneira a atender as exigências que são intrínsecas a gestão de uma escola. Para a produção deste trabalho foram feitos estudos das obras de teóricos como Paro (2001, 2004), Lück (2005, 2009), Libâneo (2007), assim também como legislações e outros documentos que trazem em seus textos a gestão democrática, sendo realizado um estudo de caso, onde se buscou observar o tema em uma realidade, utilizando-se também de pesquisa qualitativa, além de entrevistas e aplicação de questionários para obter informações. A construção deste trabalho mostrou-se fundamental para o conhecimento dos desafios e perspectivas acerca da gestão escolar democrática, o papel de destaque do gestor com um perfil profissional com características essenciais para o desempenho da função, e os princípios que devem estar presentes para uma plena democracia dentro do espaço escolar. A gestão democrática é um assunto que irá permear a vida das pessoas, e a análise proporciona o entendimento de modo a ajudar que esta exigência legal se efetue na prática. |
Abstract: | Esta monografía es el resultado del estudio, la reflexión, la investigación y el análisis sobre el tema de la gestión educativa, centrándose en el papel del gerente en la construcción de una escuela democrática, que es un liderazgo dentro de la institución educativa su trabajo de mediación es de gran importancia para proporcionar principios que valoren la democracia y brinden una participación general con la participación activa de todos los sujetos que forman parte de la escuela. La gestión democrática es un principio legislativo respaldado por la Constitución Federal, la Ley Nacional de Pautas y Bases de Educación, en documentos que guían la educación en Brasil, siendo también un tema frecuente de las políticas educativas, por lo tanto, la administración escolar debe ser democrática y el gerente tiene un papel importante en este proceso, con tareas que son esenciales para que desempeñen su función de una manera que satisfaga las demandas que son intrínsecas al funcionamiento de una escuela. Para la producción de este trabajo se estudian los trabajos de teóricos como Paro (2001, 2004), Lück (2005, 2009), Libâneo (2007), así como legislaciones y otros documentos que incorporan en sus textos la gestión democrática, realizándose un estudio de caso, donde fue buscado observar el tema en una realidad, también utilizando investigación cualitativa, entrevistas y cuestionarios para obtener información. La construcción de este trabajo demostró ser fundamental para el conocimiento de los desafíos y las perspectivas sobre la gestión escolar democrática, el papel destacado del gerente con un perfil profesional con características esenciales para el desempeño del trabajo, y los principios que deben estar presentes para una democracia plena dentro del espacio escolar. La gestión democrática es un tema que impregnará la vida de las personas, y el análisis proporciona comprensión para ayudar a cumplir este requisito legal en la práctica. |
Keywords: | Gestão Educação Democracia Gestão Escolar Democrática |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Natureza e Cultura - INC |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5871 |
metadata.dc.subject.controlado: | Gestão educacional Gestor em educação Comunidade escolar Organização escolar |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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