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dc.contributor.advisor1Braule, Gilvânia Plácido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3859604806497058pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Clóvis João de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9756791555454282pt_BR
dc.contributor.referee2Maia, Célia Verginia Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5616294743271678pt_BR
dc.creatorJean, Caio Cesar Cañellas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178128056830059pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T14:32:10Z-
dc.date.available2021-06-29-
dc.date.available2021-06-30T14:32:10Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5871-
dc.description.abstractEsta monografía es el resultado del estudio, la reflexión, la investigación y el análisis sobre el tema de la gestión educativa, centrándose en el papel del gerente en la construcción de una escuela democrática, que es un liderazgo dentro de la institución educativa su trabajo de mediación es de gran importancia para proporcionar principios que valoren la democracia y brinden una participación general con la participación activa de todos los sujetos que forman parte de la escuela. La gestión democrática es un principio legislativo respaldado por la Constitución Federal, la Ley Nacional de Pautas y Bases de Educación, en documentos que guían la educación en Brasil, siendo también un tema frecuente de las políticas educativas, por lo tanto, la administración escolar debe ser democrática y el gerente tiene un papel importante en este proceso, con tareas que son esenciales para que desempeñen su función de una manera que satisfaga las demandas que son intrínsecas al funcionamiento de una escuela. Para la producción de este trabajo se estudian los trabajos de teóricos como Paro (2001, 2004), Lück (2005, 2009), Libâneo (2007), así como legislaciones y otros documentos que incorporan en sus textos la gestión democrática, realizándose un estudio de caso, donde fue buscado observar el tema en una realidad, también utilizando investigación cualitativa, entrevistas y cuestionarios para obtener información. La construcción de este trabajo demostró ser fundamental para el conocimiento de los desafíos y las perspectivas sobre la gestión escolar democrática, el papel destacado del gerente con un perfil profesional con características esenciales para el desempeño del trabajo, y los principios que deben estar presentes para una democracia plena dentro del espacio escolar. La gestión democrática es un tema que impregnará la vida de las personas, y el análisis proporciona comprensión para ayudar a cumplir este requisito legal en la práctica.pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia é fruto de estudo, reflexão, pesquisa e análise realizado sobre a temática da gestão educacional, focando no papel do gestor na construção de uma escola democrática, sendo este uma liderança dentro da instituição de ensino seu trabalho mediador é de grande importância para propiciar princípios que valorizem a democracia e proporcione envolvimento geral com a participação ativa de todos os sujeitos que fazem parte da escola. A gestão democrática é um princípio legislativo que encontra respaldo na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em documentos que norteiam a educação no Brasil, sendo também tema frequente de políticas educacionais, dessa forma, a administração das escolas devem possuir caráter democrático e o gestor tem papel importante nesse processo, com atribuições que lhes são essenciais para desempenhar sua função de maneira a atender as exigências que são intrínsecas a gestão de uma escola. Para a produção deste trabalho foram feitos estudos das obras de teóricos como Paro (2001, 2004), Lück (2005, 2009), Libâneo (2007), assim também como legislações e outros documentos que trazem em seus textos a gestão democrática, sendo realizado um estudo de caso, onde se buscou observar o tema em uma realidade, utilizando-se também de pesquisa qualitativa, além de entrevistas e aplicação de questionários para obter informações. A construção deste trabalho mostrou-se fundamental para o conhecimento dos desafios e perspectivas acerca da gestão escolar democrática, o papel de destaque do gestor com um perfil profissional com características essenciais para o desempenho da função, e os princípios que devem estar presentes para uma plena democracia dentro do espaço escolar. A gestão democrática é um assunto que irá permear a vida das pessoas, e a análise proporciona o entendimento de modo a ajudar que esta exigência legal se efetue na prática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Natureza e Cultura - INCpt_BR
dc.relation.referencesREFERENCIAS BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 [recurso eletrônico]. Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretária de Documentação, 2017. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394 – 24 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998. ______. Plano Nacional de Educação – PNE. Lei n° 13.005, de 25 de Junho de 2014. Brasília: Câmara dos deputados, Edições Câmara, 2014. CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. RBPAE v. 18, 2002. FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. 10. Ed. São Paulo, Cortez, 2006. GRÁCIO, Juçara da Costa; AGUIAR, Regina Célia Ferreira. Grêmio Estudantil: construindo novas relações na escola. In: BASTOS, João Baptista. Gestão Democrática. 3 ed. Rio de Janeiro: Sepe, 2002. LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2009. LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007. LÜCK, Heloísa et al. A escola participativa: o trabalho do gestor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. ______. Dimensões de Gestão Escolar e suas Competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados – 7 ed. – São Paulo: Atlas, 2009. MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008. MONTEIRO, Ierecê Barbosa. Epistemologia da pesquisa educacional. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2010. OLIVEIRA, Inês Barbosa de. A democracia no cotidiano da escola. Rio de Janeiro, SEPE, 3 ed. 2005.PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001. ______. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2004. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. – 41. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. SILVA, Eleneide Pereira. A importância do gestor educacional na instituição escolar. Capivari: Revista Conteúdo, 2009.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectGestão Escolar Democráticapt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleO papel do gestor na construção de uma escola democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2019-12-19-
dc.publisher.localpubBenjamin Constant/AMpt_BR
dc.subject.controladoGestão educacionalpt_BR
dc.subject.controladoGestor em educaçãopt_BR
dc.subject.controladoComunidade escolarpt_BR
dc.subject.controladoOrganização escolarpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0261-7077pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0261-7077pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Benjamin Constantpt_BR
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