Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5872
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Medeiros, Adriana Francisca de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5650581779742116pt_BR
dc.contributor.referee1Leal, Fabiana Soares Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7990271056067788pt_BR
dc.contributor.referee2Franco, Zilda Gláucia Elias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601pt_BR
dc.creatorSantos, Rafaela do Nascimento dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265798195712504pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-02T20:47:29Z-
dc.date.available2020-12-04-
dc.date.available2021-07-02T20:47:29Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5872-
dc.description.abstractThis research aimed to identify the pedagogical recreational practices in Early Childhood Education from the reports of teachers who work in this teaching stage. To conduct this investigation, we work with the qualitative approach and the descriptive research. We used interview and questionnaire as methodological procedures and to base the investigation we are based on Capistrano studies (2005); Based (2008); Barrier (2020) among others. The constructed data revealed, at the same time, divergences and confluences in some aspects and the necessary articulation between physical education and early childhood education, so that the right of children to experience games and games, as already foreseen in the guiding documents of this teaching stage, is realized.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou identificar as práticas recreativas pedagógicas na Educação Infantil a partir dos relatos de professores que atuam nessa etapa de ensino. Para conduzir essa investigação, trabalhamos com a abordagem qualitativa e com a pesquisa descritiva. Utilizamos como procedimentos metodológicos entrevista e questionário e para fundamentar a investigação nos baseamos nos estudos Capistrano (2005); Basei (2008); Barreira (2020) entre outros. Os dados construídos revelaram ao mesmo tempo, divergências e confluências em alguns aspectos e a necessária articulação entre educação física e educação infantil, para que seja efetivado o direito das crianças vivenciarem brincadeiras e jogos, como já previsto nos documentos norteadores dessa etapa de ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAApt_BR
dc.relation.referencesAYOUB, Eliana. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 4, p. 53-60, 2001. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/rpef/article/download/139594/134898> Acesso em: 05 out. 2017. BARREIRA, Eduardo Gonçalves. A RELEVÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO INFANTIL NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 16, p. 213- 220, jul. 2020. Semestral. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/81. Acesso em: 12 nov. 2020. BASEI, Andréia.A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación, ISSN 1681-5653, Vol. 47, Nº. 3, 2008. BODGAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria José Alvares, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinhio Baptista. Porto: Porto, 1994. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.Vol1. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação fundamental. Brasília: MEC-SEF, 1998. CAPISTRANO, Naire Jane . Um breve histórico da educação física na escola infantil. In: MELO, José Pereira de; PONTES, Gilvânia Maurício Dias de; CAPISTRANO, Naire Jane (Orgs.). Livro Didático 1. O Ensino de Arte e Educação Física na Infância. Natal: UFRN/Paideia/MEC, 2005a. p. 79-94. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992 FERREIRA, M, S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando e enfoque. Rev Bras Cienc Esp, 2011. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 8ed. São Paulo: Cortez, 2010. LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte (MG): UFMG, 1999.LE BOULCH. O Desenvolvimento Psicomotor do nascimento até 6 anos: a psicocinética na idade pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. MELLO, André da Silva; SANTOS, Wagner dos; KLIPPEL, Marcos Vinicius; ROSA, Amanda de Pianti; VOTRE, Sebastião Josué. Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.L.], v. 36, n. 2, p. 467-484, abr. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101- 32892014000200013.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPráticas recreativaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectImportânciapt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA educação física nas práticas recreativas pedagógicas na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.event2020-12-04-
dc.publisher.localpubHumaitá-AMpt_BR
dc.subject.controladoEducação infantilpt_BR
dc.subject.controladoCrianças - Recreaçãopt_BR
dc.subject.controladoProfessores de educação infantilpt_BR
dc.subject.controladoEducação física para criançaspt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9290-0417pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9290-0417pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5174-6409pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5174-6409pt_BR
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1654-7102pt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Humaitápt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RafaeladoNascimento.pdfPedagogia - Licenciatura - Humaitá312,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.