Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5874
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de genética mendeliana em um ensino remoto
Other Titles: The use of Information and Communication Technologies (ICTs) of mendelian genetics in a remote teaching
metadata.dc.creator: Oliveira, Arleane Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Carneiro, Welma Sousa Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fabricio Valentim da
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Samantha Aquino
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetivou desenvolver uma experiência de ensino-aprendizagem, com enfoque nas TICs em aulas de Biologia no conteúdo de Genética Mendeliana. A pesquisa fundamentou-se na abordagem quali-quantitativa de investigação na educação. O projeto foi realizado em duas escolas da rede pública estadual, localizadas no município de Itacoatiara-AM. Dos 123 estudantes matriculados na 3.ª série do ensino médio, 53 alunos participaram deste estudo. A metodologia consistiu em 3 etapas: Etapa I- enquete para conhecimento prévio; um quiz pré-teste; Etapa II-Projeção de vídeos; app interativo e jogo no Telegram; Etapa III-Um quiz pós-teste e questionário de avaliação da metodologia desenvolvida. A aplicação do jogo resultou em 58% de acertos nas questões. No pós-teste, após realização da sequência didática etapa II o rendimento médio das questões corretas foi de 65% que outrora, no pré-teste foi de 46%. Embora os alunos tivessem tido o problema relacionado com limitação da ‘internet’, a proposta realizada teve um índice de eficácia satisfatório.
Abstract: This study aimed to develop a teaching-learning experience, focusing on ICTs in Biology classes in Mendelian Genetics content. The research was based on the qualitative-quantitative research approach in education. The project was carried out in two state public schools located in the municipality of Itacoatiara-AM. Of the 123 students enrolled in the 3rd grade of high school, 53 students participated in this study. The methodology consisted of 3 steps: Step I- survey for prior knowledge; a pre-test quiz; Stage II-Video projection; interactive game play and a post-test quiz; Stage III-Questionnaire for evaluating the developed methodology. The application of the game resulted in 58% of correct answers in the questions. In the post-test, after performing the didactic sequence of stage II, the average yield of correct questions was 65%, compared to 46% in the pre-test. Although the students had the problem related to the limitation of the internet, the proposal carried out had a satisfactory rate of effectiveness.
Keywords: Tecnologia da Informação e Comunicação
Ensino de Biologia
Genética Mendeliana
Ensino Remoto
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5874
metadata.dc.subject.controlado: Biologia - Estudo e ensino
Ensino à distância
Biologia (Ensino médio)
Genética evolutiva
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ArleaneOliveira.pdfCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara1,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.