Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5875
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de competências empreendedoras no período pandêmico da COVID-19: um estudo com microempreendedores individuais (MEIs) do segmento de beleza no município de Benjamin Constant - AM
Autor(a): Santos, Rodrigo Curintima
Orientador(a): Abreu, Leonor Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Olavo, Antônio Vagner Almeida Olavo
metadata.dc.contributor.referee2: Mariosa, Pedro Henrique
Resumo: As competências empreendedoras, têm uma elevada importância na vida dos indivíduos, tendo em vista que elas proporcionam conhecimentos, habilidades e atitudes imprescindíveis para o desenvolvimento de atividades profissionais. O referido estudo, apresenta uma abordagem sobre o desenvolvimento de competências empreendedoras, com foco para o setor de beleza que, além de ser muito valorizado, os profissionais dessa área estão a cada dia mais se especializando nas novas tendências globais, para oferecer serviços de qualidade aos seus clientes. Com isso, tem por problemática saber como o desenvolvimento de competências empreendedoras contribuiu para a melhoria de estratégias de negócios dos microempreendedores individuais (MEIs) do segmento de beleza, no Município de Benjamin Constant - AM, no período pandêmico de março/2020-março2021. Os aspectos metodológicos que norteiam a pesquisa, se caracterizam por uma abordagem quantitativa e qualitativa, para qual, foram utilizadas fontes primárias e secundárias, além do caráter descritivo, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisa de levantamento bibliográfico, análise de documentos institucionais e entrevista com dez microempreendedores individuais formalizados do segmento de beleza no Município de Benjamin Constant – AM, escolhidos de forma intencional. Os resultados obtidos, apresentam as competências e estratégias de negócios utilizadas no período mais crítico da pandemia da Covid-19, pelos microempreendedores entrevistados.
Resumo em outro idioma: Las competencias emprendedoras, tienen una elevada importancia en la vida de los individuos, teniendo en cuenta que ellas proporcionan conocimientos, habilidades y actitudes imprescindibles para el desarrollo de actividades profesionales. Dicho estudio, presenta un enfoque sobre el desarrollo de competencias emprendedoras, con foco para el sector de belleza que, además de ser muy valorado, los profesionales de esa área están cada día más especializándose en las nuevas tendencias globales, para ofrecer servicios de calidad a sus clientes. Con esto, tiene por problemática saber cómo el desarrollo de competencias emprendedoras contribuyó para la mejora de estrategias de negocios de los microemprendedores individuales (meis) del segmento de belleza, en el Municipio de Benjamin Constant - AM, en el período pandémico de marzo/2020-marzo 2021. Los aspectos metodológicos que guían la investigación, se caracterizan por un abordaje cuantitativo y cualitativo, para el cual, fueron utilizadas fuentes primarias y secundarias, además del carácter descriptivo, cuyos datos fueron obtenidos por medio de investigación de levantamiento bibliográfico, análisis de documentos institucionales y entrevista con diez microemprendedores individuales formalizados del segmento de belleza en el Municipio de Benjamin Constant - AM, elegidos de forma intencional. Los resultados obtenidos, presentan las competencias y estrategias de negocios utilizadas en el período más crítico de la pandemia de Covid-19, por los microemprendedores entrevistados.
Palavras-chave: Competências empreendedoras
Pandemia da Covid-19
Setor de beleza
Benjamin Constant - Amazonas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Natureza e Cultura - INC
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5875
Vocabulário controlado: Empreendedorismo
Institutos de beleza
Gestão de negócios
COVID-19
Microempreendedores
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RodrigoCurintima.pdfAdministração - Bacharelado - Benjamin Constant426,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.