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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5881
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Amorim, Rainer Xavier de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6851610498599368 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Passos, Odette Mestrinho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1796913245371811 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Margarida Carmo de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5637046730418800 | pt_BR |
dc.creator | Cortez Filho, Ajanildo Soares | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8811259201737541 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-10T14:53:56Z | - |
dc.date.available | 2021-07-09 | - |
dc.date.available | 2021-07-10T14:53:56Z | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5881 | - |
dc.description.abstract | The arrival of Information and Communication Technologies (ICTs) has caused great impacts due to the rapid technological evolution, contributing to the implementation of teaching strategies through a variety of resources that favor the improvement of the teaching-learning process. It is observed that the development of applications has been helping teachers in classrooms, making them more didactic and arousing student interest in the subject. In this sense, the work aimed to develop an application for the study of daily chemical reactions in order to make the teaching and learning process dynamic and attractive. The methodology consisted, firstly, in a bibliographical survey to compose the theoretical foundation and define an initial proposal. From this, the application development was carried out, based on the Cascade Life Cycle, which includes the perception of the REAQUI application, the software documentation, as well as its implementation. Finally, the usability of the application was evaluated with the teachers, in order to validate its use and the features developed. | pt_BR |
dc.description.resumo | A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tem provocado grandes impactos pela rápida evolução tecnológica contribuindo para a implantação de estratégias de ensino através de uma diversidade de recursos que favorecem a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Observa-se que o desenvolvimento de aplicativos vem auxiliando os professores nas salas de aulas, tornando-as mais didáticas e despertando o interesse do aluno pela disciplina. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo desenvolver um aplicativo para o estudo das reações químicas do cotidiano de forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem dinâmico e atrativo. A metodologia consistiu, primeiramente, em um levantamento bibliográfico para compor a fundamentação teórica e definir uma proposta inicial. A partir disso, foi realizado o desenvolvimento do aplicativo, baseado no Ciclo de Vida em Cascata, que inclui a percepção do aplicativo REAQUI, a documentação do software, assim como a sua implementação. Por fim, a usabilidade do aplicativo foi avaliada junto aos professores, de forma a validar o seu uso e as funcionalidades desenvolvidas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.relation.references | SILVA, P. F. da; SILVA, T. P. da; SILVA, G. N. da. StudyLab: Construção e Avaliação de um aplicativo para auxiliar o Ensino de Química por professores da Educação Básica. Revista Tecnologias na Educação, n. 13, 2015. VIEIRA, E; MEIRELLES, R.M.S; RODRIGUES. D.C.G.A. O Uso de Tecnologias no Ensino de Química: A experiência do laboratório virtual Química fácil. Anais do VIII do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2011. LAURILLARD, D. Teaching as a design science: building pedagogical patterns for learning and technology. New York: Routledge, 2012. NICHELE, A.G; SCHLEMMER, E. Aplicativos para o Ensino e Aprendizagem de Química. Novas Tecnologias na Educação. V.12, nº2, dezembro, 2014. MOUSQUER, T.; ROLIM, C. O. A utilização de dispositivos móveis como ferramenta pedagógica colaborativa na educação infantil. Anais II Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. p. 2. 2011. FERREIRA, T. CLEOPHAS, M. 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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo Educacional | pt_BR |
dc.subject | Reações Químicas | pt_BR |
dc.subject | Reaqui | pt_BR |
dc.subject | Estudo Reações | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWARE | pt_BR |
dc.title | Reaqui: um aplicativo para o estudo das reações químicas do cotidiano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2021-06-28 | - |
dc.publisher.localpub | Itacoatiara/AM | pt_BR |
dc.subject.controlado | Tecnologias de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject.controlado | Ciclo de vida em cascata | pt_BR |
dc.subject.controlado | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.controlado | Química (Ensino médio) | pt_BR |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-3352-4727 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-3352-4727 | pt_BR |
dc.contributor.referee1orcid | https://orcid.org/0000-0003-2728-7307 | pt_BR |
dc.contributor.referee1orcid | https://orcid.org/0000-0003-2728-7307 | pt_BR |
dc.contributor.referee2orcid | https://orcid.org/0000-0001-6750-9862 | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia de Software - Bacharelado - Itacoatiara | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias |
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Dissertação_AjanildoSoares.pdf | Engenharia de Software - Bacharelado - Itacoatiara | 2,03 MB | Adobe PDF | View/Open |
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