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dc.contributor.advisor1Amorim, Rainer Xavier de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6851610498599368pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Odette Mestrinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1796913245371811pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Margarida Carmo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5637046730418800pt_BR
dc.creatorCortez Filho, Ajanildo Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8811259201737541pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-10T14:53:56Z-
dc.date.available2021-07-09-
dc.date.available2021-07-10T14:53:56Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5881-
dc.description.abstractThe arrival of Information and Communication Technologies (ICTs) has caused great impacts due to the rapid technological evolution, contributing to the implementation of teaching strategies through a variety of resources that favor the improvement of the teaching-learning process. It is observed that the development of applications has been helping teachers in classrooms, making them more didactic and arousing student interest in the subject. In this sense, the work aimed to develop an application for the study of daily chemical reactions in order to make the teaching and learning process dynamic and attractive. The methodology consisted, firstly, in a bibliographical survey to compose the theoretical foundation and define an initial proposal. From this, the application development was carried out, based on the Cascade Life Cycle, which includes the perception of the REAQUI application, the software documentation, as well as its implementation. Finally, the usability of the application was evaluated with the teachers, in order to validate its use and the features developed.pt_BR
dc.description.resumoA chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tem provocado grandes impactos pela rápida evolução tecnológica contribuindo para a implantação de estratégias de ensino através de uma diversidade de recursos que favorecem a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Observa-se que o desenvolvimento de aplicativos vem auxiliando os professores nas salas de aulas, tornando-as mais didáticas e despertando o interesse do aluno pela disciplina. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo desenvolver um aplicativo para o estudo das reações químicas do cotidiano de forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem dinâmico e atrativo. A metodologia consistiu, primeiramente, em um levantamento bibliográfico para compor a fundamentação teórica e definir uma proposta inicial. A partir disso, foi realizado o desenvolvimento do aplicativo, baseado no Ciclo de Vida em Cascata, que inclui a percepção do aplicativo REAQUI, a documentação do software, assim como a sua implementação. Por fim, a usabilidade do aplicativo foi avaliada junto aos professores, de forma a validar o seu uso e as funcionalidades desenvolvidas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.relation.referencesSILVA, P. F. da; SILVA, T. P. da; SILVA, G. N. da. StudyLab: Construção e Avaliação de um aplicativo para auxiliar o Ensino de Química por professores da Educação Básica. Revista Tecnologias na Educação, n. 13, 2015. VIEIRA, E; MEIRELLES, R.M.S; RODRIGUES. D.C.G.A. O Uso de Tecnologias no Ensino de Química: A experiência do laboratório virtual Química fácil. Anais do VIII do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2011. LAURILLARD, D. Teaching as a design science: building pedagogical patterns for learning and technology. New York: Routledge, 2012. NICHELE, A.G; SCHLEMMER, E. Aplicativos para o Ensino e Aprendizagem de Química. Novas Tecnologias na Educação. V.12, nº2, dezembro, 2014. MOUSQUER, T.; ROLIM, C. O. A utilização de dispositivos móveis como ferramenta pedagógica colaborativa na educação infantil. Anais II Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. p. 2. 2011. FERREIRA, T. CLEOPHAS, M. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAplicativo Educacionalpt_BR
dc.subjectReações Químicaspt_BR
dc.subjectReaquipt_BR
dc.subjectEstudo Reaçõespt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.titleReaqui: um aplicativo para o estudo das reações químicas do cotidianopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-06-28-
dc.publisher.localpubItacoatiara/AMpt_BR
dc.subject.controladoTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subject.controladoCiclo de vida em cascatapt_BR
dc.subject.controladoEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.controladoQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3352-4727pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3352-4727pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2728-7307pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2728-7307pt_BR
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6750-9862pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Software - Bacharelado - Itacoatiarapt_BR
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