Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5884
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Aprendizagem significativa: a relação de estudantes de Benjamin Constant - AM com a química em um contexto ambiental |
metadata.dc.creator: | Barros, Almir de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Vandreza Souza dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Goll, Leonardo Gusso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Coutinho, Taciana de Carvalho |
metadata.dc.description.resumo: | A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS construída trata-se de uma sequência de atividades fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, que, no Brasil, um dos principais estudiosos desta teoria trata-se de Marco Antônio Moreira; porém, tem como seu principal precursor, David Ausubel. Com base na teoria de Ausubel, desenvolveu-se a presente pesquisa aplicada em educação para incentivar a prática em uma escola da rede pública do município de Benjamin Constant – AM. Entende-se por aprendizagem significativa, o processo através do qual uma nova informação (um novo conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz. Por essa razão, surgiu o interesse em aliar os preceitos da teoria com as questões ambientais, principalmente pelo fato de proporcionar a estudantes da rede pública de ensino, melhor conhecimento da região em que vivem, buscando despertar neles o senso crítico por meio de discussões dos problemas ambientais e além de possibilitar-lhes uma aprendizagem significativa. A UEPS foi para discutir a respeito das questões ambientais vivenciadas pelos estudantes e relacioná-las a conceitos científicos sobre plásticos e polímeros nas aulas de Química. O trabalho apresentou elementos da pesquisa-ação do tipo prática e também da pesquisa bibliográfica, que está presente desde a elaboração do projeto e prosseguiu até o término da pesquisa. A abordagem foi qualitativa, na qual o foco principal consiste em entrar em contato com o ambiente e com as pessoas que nele se encontram. O método utilizado foi dedutivo, que parte das teorias e leis consideradas gerais e universais buscando explicar a ocorrência de fenômenos particulares. Após a elaboração da UEPS, esta foi disponibilizada através de mídias digitais para as escolas e professores utilizarem em suas aulas voltadas a turmas de 3º ano do Ensino Médio de escolas do Município de Benjamin Constant – AM. Após analisar e discutir sobre a elaboração da UEPS, foi possível avaliar de que forma este material contribui para uma aprendizagem significativa dos conceitos aos quais propusemo-nos trabalhar, além de obter indícios de uma possível evolução conceitual por parte dos estudantes. |
Abstract: | The Potentially Significant Teaching Unit – UEPS constructed is a sequence of activities based on the Theory oh Meaningful Learning, which, in Brazil, one of the main scholars oh this theory is Marco Antônio Moreira; however, it has as its main precursor, David Ausubel. Based on Ausubel’s theory, the presente applied research in education was developed to encourage practce in a public school in the city of Benjamin Constant – AM. Meaningful learning is understood as the process through which new information (new knowledge) is related in a nonarbitray and substantive (non-literal) way to the learner’s cognitive structure. For this reason, there was na interest in combining the theory’s precepts with environmental issues, mainly because it provides students from the public school system with better knowledge of the region in which they live, seeking to awaken in them a critical sense through discussions of the environmental problems nad in addition to enabling them to learn meaningfully. UEPS was to discuss the environmental issues experienced by students and relate them to scientific convepts about plastics and polymers in Chemistry classes. The work presented elements of action research oh the pratical type and also of bibliographical research, which is presente from the Project elaboration and continued until the end of the research. The approach was qualitative, in which the main focus is to get in touch with the environment and with the people who are in it. The method used was deductive, based on theories and laws considered general and universal,seeking to explain the occurrence of particular phenomena. After the elaboration of UEPS, it was made available through digital media for schools and teacheres to use in their classes aimed at 3er year high school classes in schools in the city of Benjamin Constant – AM. After analyzing and discussing the elaboration of the UEPS, it was possible to asses show this material contributes to a significant learning of the concepts we proposed to work on, in addition to obtaining evidence of a possible conceptual evolution by the students. |
Keywords: | Ensino-aprendizagem Ambiente Sequência Didática |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Natureza e Cultura - INC |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5884 |
metadata.dc.subject.controlado: | Teoria da Aprendizagem Significativa Mídias digitais Química - Estudo e ensino Ensino e aprendizagem |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AlmirBarros.pdf | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant | 1,04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.