Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5905
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Simulação computacional como ferramenta auxiliar ao ensino de Engenharia Elétrica em turbinas hidrocinéticas: desenvolvimento de ferramenta e de roteiro de experimentação
Título(s) alternativo(s): Computational simulation as a tool to assist in teaching Electrical Engineering in hydrokinetic turbines: tool development and experimentation script
Autor(a): Santos, Rodrigo Silva dos
Orientador(a): Trindade, Alessandro Bezerra
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Cristiane Lucia de
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Ozenir Farah da Rocha
Resumo: O presente estudo tem como principal foco abordar o desenvolvimento de ferramenta de simulação computacional que auxilie no ensino de graduação em Engenharia Elétrica em turbinas hidrocinéticas. O objetivo geral é criar tal ferramenta por meio do software MATLAB, com roteiro de experimentação, para servir como guia para que alunos de graduação possam estudar sobre a aplicação de turbinas hidrocinéticas, como fonte limpa de energia, considerando características de rios de comunidades isoladas da região amazônica. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos conceituar simulação computacional assim como turbinas hidrocinéticas, possibilitar a interação aluno e simulador, obter resultados numéricos e gráficos nas variáveis de saída, interpretar resultados, e criar roteiro de experimentação para guiar o usuário nas simulações necessárias, além de validar a aplicabilidade do simulador, comparando as 3 turbinas em estudo neste trabalho. Abordar simulação computacional para turbinas hidrocinéticas como forma de ensino em Engenharia Elétrica justifica-se porque existe na Amazônia, população acima de 80 mil famílias que não são abastecidas pelo Sistema Interligado Nacional, sendo comunidades isoladas que não têm total acesso à energia elétrica, sendo a energia hidrocinética ainda pouco aplicada no Brasil, visto que tais comunidades são localizadas próximas a rios, o que demonstra sua alta potencialidade em receber este tipo de tecnologia. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter descritiva e quantitativa, a partir de coleta de informações em fontes primárias e secundárias relacionadas às turbinas hidrocinéticas adotadas para o estudo. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que a ferramenta de simulação computacional desenvolvida descreve de forma fiel o comportamento de cada turbina hidrocinética estudada, possibilitando visualizar a potência elétrica gerada de acordo com as condições pré-estabelecidas do rio, além de outros resultados como as condições do fluido, energia elétrica produzida, torque e rotação da turbina, cumprindo seu papel de motivar, em nível acadêmico, futuros estudos envolvendo o desenvolvimento da ferramenta assim como a decisão pela geração de energia hidrocinética em comunidades isoladas na Amazônia.
Resumo em outro idioma: The main focus of the present study is to address the development of a computational simulation tool to assist undergraduate students in Electrical Engineering in teaching about hydrokinetic turbines. The general objective is to create such a tool using MATLAB software, with an experimentation script, to serve as a guide for undergraduate students to study the application of hydrokinetic turbines as a clean energy source, considering the characteristics of rivers in isolated communities in the Amazon region. To this end, the following specific objectives were defined conceptualize computational simulation as well as hydrokinetic turbines, enable the interaction between student and simulator, obtain numerical results and graphics in the output variables, interpret results, and create an experimentation script to guide the user in the necessary simulations, besides validating the simulator's applicability, comparing the 3 turbines under study in this work. Computer simulation for hydrokinetic turbines as a form of teaching in Electrical Engineering is justified because there are in the Amazon, population above 80,000 families that are not supplied by the National Main Grid being isolated communities that do not have full access to electricity, being hydrokinetic energy still little applied in Brazil, since these communities are located near rivers, which demonstrates their high potential in receiving this type of technology. The present study consists of a descriptive and quantitative research, based on the collection of information in primary sources related to the hydrokinetic turbines adopted for the study. With the information gathered throughout the research and the analysis of the information, it was possible to conclude that the computational simulation tool developed faithfully describes the behavior of each hydrokinetic turbine studied, making it possible to visualize the electric power generated according to the pre-established conditions of the river, as well as other results such as fluid conditions, electric power produced, torque and turbine rotation, fulfilling its role of motivating, at the academic level, future studies involving the development of the tool as well as the decision for hydrokinetic energy generation in isolated communities in the Amazon.
Palavras-chave: Simulação computacional
Turbinas hidrocinéticas
MATLAB
Comunidades isoladas
Amazônia
Área de conhecimento - CNPQ: ENGENHARIAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Tecnologia - FT
metadata.dc.publisher.course: Engenharia Elétrica – Eletrotécnica - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5905
Vocabulário controlado: MATLAB (Software)
Energia hidrocinética
Fonte de energia limpa
Potencial energético
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RodrigoSantos.pdfEngenharia Elétrica – Eletrotécnica - Bacharelado - Manaus6,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.