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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Avaliação de dor relacionada ao comportamento em professores da rede básica de ensino durante o ensino remoto emergencial
Autor(a): Alfaia, Fabiana de Alencar
Orientador(a): Reis, Rafael de Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Macêdo, Juliberta Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Irlei dos
Resumo: O indivíduo com dor aguda ou crônica, possui característica de desconforto de leve a agonia, podendo ocasionar catastrofização da dor. No Brasil, a profissão do professor é umas das mais importantes e necessárias, esses profissionais apresentam elevado nível de stress, ansiedade e incidência de dor. Com a pandemia da COVID-19 e a emergência do ensino remoto, espera-se que estes sintomas possam aumentar. O objetivo deste trabalho é avaliar e comparar quadros de dor crônica, sensibilização central e catastrofização da dor em professores da rede básica durante o ensino remoto devido à pandemia de COVID-19. Foram recrutados 200 professores de diferentes regiões do Brasil que responderam, através de um formulário online, um questionário sociodemográfico e sobre suas condições de trabalho, o Questionário de Sensibilização Central (CSI) e Escala de Pensamento Catastrófico sobre a Dor (PCS) durante o período de ensino remoto. A maioria dos professores respondentes foram do sexo feminino (77,5%) raça branca (97%), moradores da região sudeste (89%), possuem especialização lato sensu (54%), apresentavam renda de 2 a 2,5 salários mínimos (15,5%), com a carga horária de trabalho de 21 a 40 horas semanais (57%). A principal queixa de dor crônica foi na coluna lombar (média 3,9). Na distribuição da intensidade da dor, a maioria dos professores tiveram dor crônica, principalmente na região da coluna lombar. Os professores que trabalham mais de 8 horas por dia apresentavam mais pensamentos catastróficos que os outros. Docentes que possuem salários de R$ 3. 000 a R$ 6.000 possuíam um nível de dor bem maior que os que recebiam salários acima, assim como os que apresentaram dificuldades com acesso à internet possuíam maior sensibilização da dor e catastrofização.
Resumo em outro idioma: The individual with acute or chronic pain has a characteristic of discomfort ranging from mild to agony, which can cause pain catastrophizing. In Brazil, the teaching profession is one of the most important and necessary, these professionals have a high level of stress, anxiety and incidence of pain. With the COVID-19 pandemic and the emergence of remote learning, these symptoms are expected to increase. The aim of this study is to evaluate and compare chronic pain, central sensitization and pain catastrophizing in primary school teachers during remote education due to the COVID-19 pandemic. 200 teachers from different regions of Brazil were recruited who answered, through an online form, a sociodemographic and working conditions questionnaire, the Central Sensitization Questionnaire (CSI) and the Catastrophic Thinking about Pain Scale (PCS) during the period of remote teaching. Most of the respondent teachers were female (77.5%), white (97%), residents of the Southeast region (89%), with lato sensu specialization (54%), had an income of 2 to 2.5 minimum wages. (15.5%), with a workload of 21 to 40 hours per week (57%). The main complaint of chronic pain was in the lumbar spine (mean 3.9). In the distribution of pain intensity, most teachers had chronic pain, especially in the lumbar spine region. Teachers who work more than 8 hours a day had more catastrophic thoughts than others. Teachers with salaries of R$3,000 to R$6,000 had a much higher level of pain than those who received higher salaries, as well as those who had difficulties with accessing the internet had greater pain awareness and catastrophizing.
Palavras-chave: Catastrofização
Dor crônica
Professores
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Fisioterapia - Bacharelado - Coari
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5910
Vocabulário controlado: Dor lombar
Incidência de dor
Sensibilização central
Professores - Stress ocupacional
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

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