Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5925
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Predileção Linguística: um estudo a partir da percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura dupla em Letras do Instituto de Natureza e Cultura INC/BC
Autor(a): Babilonia, Dayanna das Neves Ferreira
Orientador(a): Bonifacio, Ligiane Pessoa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Adelson Florêncio de
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, Nunes da Silva
Resumo: O referido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como tema: “Formação docente inicial” desenvolvido com os finalistas do curso de letras, intitulado: “Predileção Linguística: Um estudo a partir da percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura dupla em letras do Instituto de Natureza e Cultura INC/BC”. E por objetivo geral: Analisar a percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura dupla em Letras do Instituto de Natureza e Cultura-INC/BC em relação ao ensino de línguas em ambiente acadêmico e seus desdobramentos na formação docente inicial. Teve-se como objetivos específicos: Investigar, a partir da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas quais seriam as razões que contribuem para que um aluno opte/prefira uma ou outra língua, sendo que o curso possibilita uma dupla licenciatura; Identificar nas respostas dos participantes da pesquisa os desdobramentos que a formação inicial acarreta na percepção dos acadêmicos quanto ao curso ofertado; Averiguar quais são as situações recorrentes nas respostas dos participantes da pesquisa, no que diz respeito à predileção ou não predileção deles em relação às línguas e suas respectivas literaturas ensinadas no curso de dupla licenciatura. Logo, a questão norteadora foi: há uma predileção em relação ao ensino e aprendizado e futura atuação profissional dos acadêmicos do curso de Letras no que diz respeito à língua portuguesa e à língua espanhola? Nos procedimentos metodológicos foi feito um levantamento bibliográfico, sendo os teóricos e bases legais: Abadía (2000), Brasil (2006), Cruz (2016), DCNL (2001), Fernández (2005), Guerreiro (2017), Leffa (2001), Martínez (2008), Nóvoa (1995), OCNѕ (2000), Pereira (2017), Rivers (1975), Soares (2017) e Souza (2017). A natureza da pesquisa foi qualitativa, porém para mostrar os dados agruparam-se as respostas de maneira quantitativa, e de maneira crítica-interpretativa buscou-se evidenciar os esultados. E para alcançar os objetivos traçados utilizou-se o questionário com a participação de dez finalistas do curso de letras. Quanto aos resultados, os mesmos evidenciam que existe a predileção linguística, porém de maneira parcial, e que o curso de Letras necessita melhorar em inúmeras questões principalmente na LE.
Resumo em outro idioma: El citado Trabajo de Finalización del Curso (TCC) tiene como tema: "Formación inicial del profesorado" desarrollado con los finalistas del curso de letras, titulado: "Predilección Linguística: Un estudio basado en la percepción de los alumnos del curso de doble grado en letras del Instituto de Naturaleza y Cultura INC/BC". Y por objetivo general: Analizar la percepción de los alumnos del curso de doble grado en Letras del Instituto de la Naturaleza y la Cultura-INC/BC en relación con la enseñanza de idiomas en el entorno académico y sus consecuencias en la enseñanza inicial. Los siguientes objetivos específicos fueron: Investigar, a partir de la aplicación de un cuestionario con preguntas objetivas y subjetivas, cuáles serían las razones que contribuyen a que un estudiante elija/prefiera una u otra lengua, siendo que el curso permite un doble grado; Identificar en las respuestas de los participantes de la investigación las consecuencias que la formación inicial conlleva en la percepción de los estudiantes con respecto al curso ofrecido; Investigar cuáles son las situaciones recurrentes en las respuestas de los participantes de la investigación, con respecto a su predilección o no predilección en relación con las lenguas y sus respectivas literaturas impartidas en el curso de doble grado. Por lo tanto, la pregunta fundamental era: ¿existe una predilección por la enseñanza y el aprendizaje y el rendimiento profesional futuro de los académicos del curso de Letras con respecto a la lengua portuguesa y la lengua española? En los procedimientos metodológicos, se realizó una encuesta bibliográfica, teóricos y fundamentos jurídicos: Abadía (2000), Brasil (2006), Cruz (2016), DCNL (2001), Fernández (2005), Guerreiro (2017), Leffa (2 Martínez (2008), Nóvoa (1995), OCNḥ (2000), Pereira (2017), Rivers (1975), Soares (2017) y Souza (2017). La naturaleza de la investigación era cualitativa, pero para mostrar los datos, las respuestas se agruparon cuantitativamente, y críticamente-interpretativamente trataron de resaltar los resultados. Y para lograr los objetivos esbozados, se utilizó el cuestenario con la participación de diez finalistas del curso de letras. En cuanto a los resultados, demuestran que hay predilección lingüística, pero de manera parcial y que el curso de Letras necesita mejorar en numerosas cuestiones principalmente en la LE.
Palavras-chave: Letras
Predileção linguística
Língua Espanhola
Língua Portuguesa
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5925
Vocabulário controlado: Língua Espanhola - Formação
Língua Portuguesa - Formação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DayannaBabilônia.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.